terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

‘Um Dia na Praia’ discute o destino que damos ao lixo

 

Fonte: SÉCULO DIÁRIO em http://www.seculodiario.com/exibir.php?id=4787&secao=17

Livro-imagem é a nova obra do ilustrador português Bernardo Carvalho

Da Redação

04/02/2013 12:17 - Atualizado em 04/02/2013 12:33

Início de ano é também tempo de férias. Hora de relaxar das provas estressantes e da rotina da escola. E não há lugar melhor para esquecer os problemas do que a praia: a areia fofinha, o céu azul, o mar e... bota, pneu, garrafa, prancha, galhos, regador. É tudo isso – e mais um pouco – que o personagem criado pelo ilustrador português Bernardo Carvalho encontra em Um Dia na Praia

O lançamento chega às lojas junto com o verão. Bernardo Carvalho, conhecido no Brasil pelo emocionante Pê de Pai, publicado em parceria com Isabel Minhós Martins, propõe, neste livro-imagem, uma reflexão sobre o destino que damos ao lixo, a urgência de cuidar do meio-ambiente e sugere o reaproveitamento e a reciclagem como hábitos possíveis – e divertidos – para darmos a nossa pequena contribuição à preservação do planeta. 

Levando ao limite o conceito de livro-imagem, Um Dia na Praia não traz nenhuma palavra nem mesmo na capa. O título só aparece na lombada, e o nome do autor, na quarta capa. E é também na capa que a história começa, com o banhista sentado embaixo de seu guarda-sol. Ao abrir o livro, assumimos o ponto de vista do personagem, com o olhar perdido no horizonte, observando o mar. 

De repente, avista um objeto estranho boiando. E depois outro, e mais outro, e mais outro. É então que ele arregaça as mangas e mergulha de cabeça. Usando da reciclagem e de muita criatividade, ele consegue transformar aquilo que antes era lixo em algo bastante útil e ecológico e, de quebra, ainda deixa a praia limpinha para os próximos que virão. 

O desenho simples de Bernardo Carvalho combina tons de azul e marrom para recriar o ambiente praiano. Ao final, resta apenas a imensidão do mar e o barquinho desaparecendo no oceano. Quase dá pra ouvir o som (e o silêncio) do mar. 

Serviço

Um Dia na Praia

Bernardo Carvalho

Cosac Naify

32 págs

R$ 35,50 em média

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook