terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aplicativos para smartphone ajudam a cuidar da saúde

 

Fonte: EXTRA em http://extra.globo.com/noticias/celular-e-tecnologia/aplicativos-ajudam-cuidar-da-saude-6679369.html#ixzz2K473E4fU

09/11/12 07:00 Atualizado em 09/11/12 08:24

Daniela Oliveira

Tamanho do texto A A A

Usados com mais frequencia para comunicação e diversão, os aplicativos para celulares podem ser aliados no cuidado com a saúde. Eles oferecem dicas de alimentação saudável, monitoram a atividade física e mandam lembretes para não esquecer de tomar remédio ou de beber mais água, entre outras opções. Tudo para facilitar a vida de quem quer aliar a tecnologia ao bem-estar.

É o caso de Laura Helione, de 22 anos, que usa o smartphone para controlar o horário de suas refeições. Desde que se submeteu a uma cirurgia para redução do estômago, há um ano, a jovem tem uma rotina obrigatória: comer a cada três horas, sem pular uma só refeição. Com dificuldade para cumprir a tarefa, há dois meses ela baixou o aplicativo Medida Certa, que, entre outras funções, lembra quando é a hora de comer.

- Segui uma dieta rígida nos primeiros meses, mas depois relaxei. Todos os que fazem essa cirurgia precisam comer de três em três horas, para suprir a necessidade de nutrientes. Só retomei a rotina depois que baixei o Medida Certa, que tem me ajudado muito. Já emagreci dois quilos desde que passei a usar o aplicativo, antes tinha até engordado - conta a jovem.

Laura Helione: aplicativo Medida Certa ajuda a manter a disciplina na hora da alimentação Laura Helione: aplicativo Medida Certa ajuda a manter a disciplina na hora da alimentação
Foto: Daniela Oliveira / Extra

A rotina de Laura começa às 5h, quando ela acorda para trabalhar e já recebe o aviso do café da manhã. Ao longo do dia, o celular emite alertas sonoros a cada três horas, sugerindo o consumo de uma fruta ou lembrando a hora do almoço ou jantar. Os colegas de trabalho já se acostumaram com os lembretes que surgem no meio do expediente.

- Uma vez o aplicativo tocou no meio de uma reunião. Não teve jeito, todo mundo caiu na gargalhada - diverte-se Laura.

O aplicativo usado pela jovem foi lançado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, após o sucesso do quadro que reduziu as medidas de Zeca Camargo e Renata Ceribelli e atualmente ajuda Ronaldo Fenômeno a voltar a forma. Além de lembrar horários das refeições e sugrir dicas de nutrição, o programa oferece um roteiro personalizado de atividades físicas, com gráficos e ferramentas que permitem acompanhar a evolução. Quem enfrenta dificuldades para cumprir as metas pode gravar um desabafo em vídeo e dividir sua experiência com outros usuários nas redes sociais.

Conheça outros aplicativos que ajudam a controlar e manter a saúde:

- "Water Your Body": Você bebe água suficiente? Ou sempre esquece de se hidratar ao longo do dia? Este aplicativo calcula a necessidade de água conforme o peso corporal, monitora os hábitos do usuário e lembra de beber água regulamente. Há versões similares, gratuitas ou pagas, para todos os sistemas operacionais.

- "Med Helper" e "Pillboxie": Aplicativos que ajudam a lembrar de tomar o remédio na hora certa. Basta cadastrar o medicamento e os horários para ingestão e aguardar os avisos. Ideal para medicamentos de uso contínuo.

- "Dieta e saúde" e "Nutra Bem": Para quem busca uma alimentação balanceada, esses aplicativos oferecem informações nutricionais dos alimentos e indicam uma dieta saudável, com sugestões do que comer e do que evitar. Disponíveis para os principais sistemas operacionais.

- "Cardiograph" e "Cardiio": Por meio do toque do dedo na câmara ou com o registro de imagens do rosto do usuário, esses aplicativos registram os batimentos cardíacos, com resultados similares a aparelhos profissionais.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/celular-e-tecnologia/aplicativos-ajudam-cuidar-da-saude-6679369.html#ixzz2K473E4fU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook