quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Saúde faz alerta para homens caírem na folia com segurança, sem abusar do álcool

 

Fonte: BLOG DA SAÚDE em http://www.blog.saude.gov.br/saude-faz-alerta-para-homens-cairem-na-folia-com-seguranca-sem-abusar-do-alcool/

7 de fevereiro de 2013

Foto: Daniel Reiter/Stock4B/Corbis

De acordo com a última pesquisa Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – do Ministério da Saúde, 26% dos homens brasileiros fazem uso abusivo de bebidas alcóolicas. Por isso, o Governo Federal faz um alerta para aqueles que vão aproveitar os dias de folia.

Para evitar acidentes de trânsito ou brigas fatais, por exemplo, o coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, pede para que o público masculino aproveite o feriado com moderação. “Beba moderadamente. Se for dirigir não beba, se beber não dirija. Vá pela carona solidária, pegue transporte coletivo e aproveite tudo, mas aproveite tudo com consciência, saiba o que está fazendo. Um dos maiores prazeres da vida é você poder fazer as coisas de forma lúcida e podendo aproveitar o prazer mesmo de cada situação.”

Eduardo Chakora lembra que tradicionalmente são os homens que mais se envolvem em acidentes fatais ou em casos de violência, especialmente em períodos de festas, quando aumentam a ingestão de bebidas alcoólicas. “Ele geralmente corre risco desnecessários porque ele pode não morrer, mas ele pode ficar tetraplégico, paraplégico, ou pode ficar com alguma sequela, em função de uma bala tomada de uma arma de fogo, ou muitas vezes leva a óbito mesmo. São vidas que teriam um longo caminho à frente, um belo percurso, que simplesmente são perdidas. É uma festa, uma festa coletiva maravilhosa e de celebração. Então celebrar com consciência e não celebrar com acidentes. Essa é a mensagem que fica para os jovens brasileiros.”

A Política de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde desenvolve ações de prevenção aos acidentes ao longo de todo o ano. Para saber mais acesse a área de Saúde do Homem no Portal da Saúde.

Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook