segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Antibiótico reduz mortalidade de crianças desnutridas, diz estudo

 

Fonte: G1 em http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/antibiotico-reduz-mortalidade-de-criancas-desnutridas-diz-estudo.html

03/02/2013 08h00 - Atualizado em 03/02/2013 08h00

 

Cientistas associaram remédio à alimento terapêutico dado a jovens. Pesquisa envolveu 2,8 mil crianças africanas de seis meses a cinco anos.

Do G1, em São Paulo

Antibiótico reduz mortalidade de crianças com desnutrição severa (Foto: Divulgação/ Univeridade de Washington)Indi Trehan, um dos autores da pesquisa, na África
(Foto: Divulgação/Universidade de Washington)

O antibiótico associado a uma alimentação terapêutica pode recuperar crianças com desnutrição severa aguda, reduzindo as taxas de mortalidade, afirma um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos.

A descoberta foi publicada no periódico “New England Journal of Medicine”, na última semana.

De acordo com o artigo, a desnutrição infantil pode ser tratada também com medicamentos, além da alimentação. Isso porque parte das crianças apresenta alterações na flora intestinal, em especial aquelas que desenvolveram uma doença chamada de "kwashiorkor", decorrente da falta de nutrientes.

"Os resultados são notáveis. Baseado em pesquisas anteriores, nós não acreditávamos que o antibiótico traria muitos benefícios, mas foi isso que ocorreu, o que é muito significativo", afirmou o cientista Indi Trehan, principal autor da pesquisa.

O estudo envolveu aproximadamente 2,8 mil crianças de seis meses a cinco anos de idade diagnosticadas com desnutrição aguda, em Maláui, na África subsaariana. Cada uma delas recebeu uma média de 30 dias de alimentação terapêutica e um placebo ou um antibiótico oral (amoxicilina ou cefdinir) por sete dias.

saiba mais

Os resultados indicam que 88,3% das crianças envolvidas no estudo se recuperaram da desnutrição severa.

O destino da maior parte das crianças que não apresentaram recuperação foi a morte, sendo que a taxa de mortalidade foi consideravelmente mais elevada entre aquelas que receberam placebo (7,4%) do que o grupo que recebeu antibióticos administrados - 4,8% para amoxicilina e 4,1%  para o cefdinir.

Os cientistas registraram uma queda de 44% na mortalidade com o uso de cefdinir e uma redução de 36% com amoxicilina, em comparação com o placebo. De acordo com a pesquisa, não foram observados quaisquer efeitos colaterais graves provocados pelos antibióticos.

No início do ano passado, Indi Trehan e Mark Manary, outro autor do estudo, apresentaram suas conclusões à Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece as diretrizes internacionais para o tratamento de desnutrição e outras doenças.

"O tratamento não envolve procedimentos médicos complicados para acabar com o maior assassino de crianças no mundo, algo que mata mais crianças do que a malária, a Aids e a tuberculose", disse Manary. "As implicações práticas são enormes."

Pasta de amendoim
Há pouco mais de dez anos, Mark Manary contribuiu com a introdução de uma simples, mas revolucionária, alimentação terapêutica à base pasta de amendoim, leite em pó, óleo e açúcar para combater a desnutrição severa, condição que contribui para a morte de 1 milhão de crianças a cada ano.

A comida terapêutica provou que pode salvar vidas, com uma taxa de recuperação de 85% a 90%, tornando-se um alimento essencial para tratar crianças denutridas em todo o mundo.

Apesar dos resultados significativos, de 10% a 15% das crianças não conseguem se recuperar e acabam morrendo. Foram essas mortes que levaram os pesquisadores a adicionar antibiótico ao tratamento.

De acordo com Manary, uma alimentação reforçada não é suficiente para recuperar crianças desnutridas. "A fome torna o corpo muito vulnerável e suscetível a infecções. Apenas fornecer alimentos para que as crianças tenham nutrientes suficientes não funciona”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook