segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Adesivo trata enxaqueca

 

Fonte: BLOG DA SAÚDE em http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2013/01/31/adesivo-trata-enxaqueca/

31 de janeiro de 2013


Um adesivo corporal utilizado para o tratamento de enxaquecas acaba de ser aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão de saúde americano que regula alimentos e medicamentos.

Como funciona

O Zecuity, produzido pela empresa NuPathe, funciona com uma bateria e libera no organismo do paciente a substância sumatriptano, um medicamento frequentemente receitado a pacientes que sofrem de fortes dores de cabeça.

Ele deve ser colado sobre a perna ou o braço. O paciente, então, precisa apertar um botão para que o medicamento seja fornecido ao organismo — são 6,5 miligramas de sumatriptano liberados ao longo de aproximadamente cinco horas. Uma luz acende quando o adesivo começa a funcionar e se apaga quando a substância chega ao fim.

Indicação

O produto é indicado para eliminar os sintomas da enxaqueca, e não para prevenir o problema ou reduzir a sua frequência.

Preço

Ele entrará no mercado americano entre outubro e dezembro deste ano, com preço estimado de 90 dólares cada. Se ele chegar ao Brasil, o preço será salgado: quase R$ 200, para que apenas uma crise de enxaqueca seja aliviada, já que os adesivos não são reaproveitados.

Imagem: Thinkstock

Testes

O FDA aprovou o adesivo a partir dos resultados de um estudo feito com 800 pacientes. Nele, 18% das pessoas que utilizaram o Zecuity não sentiram mais nenhuma dor de cabeça após duas horas e 50% afirmaram que as dores diminuíram — entre os pacientes que usaram um adesivo contendo placebo, essas taxas foram de 9% e 29%, respectivamente. Além disso, o adesivo contendo sumatriptano aliviou as náuseas em 84% dos indivíduos que usaram o produto. A melhora ocorreu em 63% dentre aqueles que receberam placebo.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Zecuity foram dores, formigamentos e desconforto no local da aplicação. As informações sobre o adesivo ressaltam que pacientes com histórico de doenças cardíacas não devem fazer uso do patch.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil possui medicamentos orais à base de sumatriptano, mas ainda não há nenhum pedido de autorização de adesivos contendo a substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook