sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cartilha do SUS 2013 auxilia gestão de Secretários de Saúde

 

Fonte: BLOG DA SAÚDE em http://www.blog.saude.gov.br/cartilha-do-sus-2013-auxilia-gestao-de-secretarios-de-saude/

7 de fevereiro de 2013

O Ministério da Saúde define, coordena e financia as políticas, mas são os municípios que executam as ações do SUS. Durante o Acolhimento Nacional de Secretários e Secretárias municipais de Saúde, em Brasília, os gestores puderam conhecer melhor sobre essas políticas. Na ocasião, além dos anúncios feitos pelo ministro Alexandre Padilha e das portarias assinadas por ele, que trazem melhorias e novidades à saúde, foram distribuídas aos gestores as cartilhas “Ministério da Saúde e Municípios 2013”. A publicação apresenta as principais ações em execução no SUS e auxilia os gestores a cumprir o mandato com qualidade e eficácia.

A cartilha detalha todos os programas do governo na área da saúde e como os secretários devem fazer para aderir a eles. A edição é baseada no compromisso com atendimento humanizado, com mais rapidez e menos espera; cuidado especial para mulheres crianças e pessoas com deficiência; e qualificação na gestão, otimizando recursos e combatendo desperdícios.

Mais sobre a publicação:

  • Na seção Tempo de Espera, é possível conhecer os programas e esforços do Governo Federal para reduzir o tempo de atendimento, como estratégia S.O.S Emergências, o Melhor em Casa e a ampliação de recursos para construção de novas UBS.
  • No capítulo Cuidado Especial, cada gestor pode conhecer um pouco mais sobre o empenho do Governo Federal em melhorar o aceso à saúde ao público mais carente, em situação de risco, que precisa de principal atenção.
  • A Rede Cegonha é um exemplo disso. A estratégia está qualificando as maternidades em todo país, combatendo as mortalidades materna e infantil. Já as ações do Ministério da Saúde para evitar os desperdícios e dar maior controle e transparência aos gastos com saúde estão na seção gestão.

Acesse a cartilha “Ministério da Saúde e Municípios 2013”

cartilhaparaapresentaodepropostasnoministriodasade-130207125331-phpapp01 by Luciana Nazaret

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook