quinta-feira, 4 de abril de 2013

OITO “HOT JOBS” NA ÁREA DA SAÚDE PARA 2013

 

Fonte: http://fisioterapia.com/noticias/imprimir/1009

04/04/13

Conhecimento integrado de marketing, vendas e TI delineiam as carreiras mais demandadas em saúde, segundo estudo da CTPartners

Algo entre um gestor de marketing com a capacidade técnica de implementar e otimizar novas tecnologias e um CIO que consiga aderir às estratégias e necessidades de marketing. Este é o CMIO, ou o Chief Marketing Information Officer, um profissional que se ainda não existe pronto e disponível no mercado nacional já começa a puxar a tendência de carreiras no setor de saúde, indicando o perfil do gestor do futuro, cada vez mais próximo e presente.

O cargo está entre os oito “hot jobs” na área de saúde para 2013 segundo levantamento da CTPartners, uma das principais companhias de “executive search” do mercado. E expõe uma demanda que soa como óbvia, mas ainda incipiente no País: o de profissionais que trabalhem completamente conectados às inovações relacionados à tecnologia e ao fluxo de informação.

“Eu não tive nenhuma busca desta por enquanto. O marketing, quando precisa de algo neste perfil, ainda busca dentro de casa, chamando a área de TI.

Então é preciso entender como as empresas estão atuando com a tecnologia de informação. É bacana para o médico, por exemplo, encarar tudo isso de outra forma. Quando ele entra na empresa, aí ele vai fazer uma pós-graduação, um MBA, uma especialização em business. E nesse caso ele vai ter de ter um marketing integrado com o uso de tecnologia e transmitir essa informação entre os profissionais”, explica Magui Castro, sócia responsável pelo braço de saúde da CTPartners.

De forma mais ampla, essas novas atuações que demandam um pé na área de TI esperam que os profissionais tradicionais passem a entender os produtos com que trabalham de forma integrada à tecnologia. Dominar o uso, por exemplo, de aplicativos para smartphones que permitam que o paciente tenha acesso de forma rápida e segura aos exames que tenham sido enviados pelo médico.

“Nos Estados Unidos desenvolveram um mecanismo que faz com que profissionais na Índia analisem exames de raio-x feitos nos EUA. Assim, a equipe se divide entre os que trabalham de dia e os que preparam a informação à noite. É um exemplo de como tem muita gente trabalhando para integrar profissionais com essas novas tecnologias”, acrescenta Magui.

Entre as carreiras do momento apontadas pela CTPartners, estão ainda:

-Chief Operations and Integration Officer
-Chief Business Officer
-Vice-presidente de Market Acces
-Vice-presidente de Clinical Development
- Vice-presidente de Marketing
- Vice-presidente Sales Force Effectiveness
- Vice-presidente de TI

Vendas
Com a crescente expansão do setor de equipamentos médicos, cresce também a procura por profissionais capacitados para vender com propriedade técnica tais produtos.

Na avaliação de Adriana Vianna, gerente de vendas e marketing do setor de Life Science, da recrutadora Hays no Rio de Janeiro, há um gargalo nessa função em específico, que passa por uma transformação no atual momento de veloz inovação tecnológica.

“Não existe uma especialização na graduação, mas quando falamos em software fica mais fácil se o profissional vier da Engenharia. Mas a formação em si não é problema. O ponto é ter alguém que saiba permear a questão do conhecimento interno dos clientes, saber fazer o relacionamento com os médicos, com as áreas de compras dos hospitais. O que acontece é que as empresas acabam levando os profissionais que atuam nos distribuidores e eles não são tão bem qualificados em termos de conhecimento técnico. Então tem empresa que quer trazer tecnologia para o Brasil e manda o profissional um mês para fora do País, treinando, entendendo como o equipamento funciona, para depois passar isso para a equipe de vendas”, destaca, projetando uma remuneração de R$ 10 mil para quem se relaciona com o cliente e até R$ 23 mil para um gerente regional de vendas.

Outro cargo no mesmo ramo é o de Medical Science Liaison (MSL), que basicamente supre uma necessidade de se colocar médicos para oferecer novos produtos e ser o intermediário de vendas entre a indústria e os consultórios, clínicas e hospitais. O problema é encontrar quem quer se dedicar a uma carreira de remuneração menor que outras tantas áreas do setor.

“As demandas que temos recebidos é a de ter esse MSL com formação em Medicina. É como se fosse um propagandista, mas que conhece o medicamento e sabe lidar com o médico. Assim, ele atua praticamente como um consultor científico. O desafio é pegar um médico que está acostumado e voltado ao trabalho de atenção ao paciente e levá-lo para a indústria, fazer com que ele se volte ao trabalho de visitas, de congressos. Primeiro porque ele não tem essa cultura; segundo porque a função exige exclusividade e ele vai trabalhar 40 horas semanais para ganhar algo entre R$ 12 mil a R$ 16 mil”, completa Adriana.

Pesquisa
Outra área citada pela especialista é a da pesquisa clínica, em constante aquecimento desde a alta do mercado de genéricos. Como as empresas investem parte da receita líquida em Pesquisa e Tecnologia, o pesquisador entra no processo desde o descobrimento da molécula até a aplicabilidade de um eventual medicamento, além de ser o responsável por levar a inovação aos hospitais. O cargo, voltado para farmacêuticos, bioquímicos e médicos, pode ter vencimentos de até R$ 20 mil para os gerentes de pesquisa que vão organizar uma equipe multidisciplinar e comandar as ações de P&D.

Fonte: Saúde Web

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