quarta-feira, 10 de abril de 2013

Agentes de MG vão poder entrar em casas com suspeitas de dengue

 

09/04/2013 às 07h18:00

 

O proprietário do imóvel será notificado com 10 dias de antecedência, se não resolver o problema, ainda poderá ser multado

/AG. Minas

Campanha em cidades no vale do Mucuri, leste de Minas Gerais

Campanha em cidades no vale do Mucuri, leste de Minas Gerais

A partir de agora, os agentes de saúde mineiros vão poder entrar em qualquer propriedade supeita de focos de dengue.

O proprietário do imóvel será notificado com 10 dias de antecedência, se não tomar providências para solucionar o problema, receberá, mesmo sem autorização, a visita dos agentes de saúde e ainda poderá ser multado.

O decreto é mais uma saída encontrada pelo governo de Minas Gerais para diminuir o avanço da epidemia. O estado detem o maior número de casos confirmados da doença no país, 43 mil, com 37 mortes. Em algumas cidades, os índices já são 600% maior que o mesmo período de 2012.

Em entrevista na semana passada, o governador Antonio Anastasia lembrou a epidemia de 2010. "Eu acho que todos aqui se lembram que, em 2010, nós tivemos uma situação muito grave em Minas Gerais, quase 200 mil casos de dengue em 2010. Iniciamos um processo imenso que chamamos de Guerra contra a Dengue. Houve a grande adesão dos órgãos de imprensa, da sociedade. Nós conseguimos em razão disso, em 2011 e 2012, uma redução brutal. Reduzimos em 90% os casos de dengue. Houve uma grande interação de todas as forças sociais. Fizemos campanhas todos esses anos. Mas, neste ano de 2013, lamentavelmente, nós estamos assistindo, não só em Minas, também em outros Estados, uma volta da dengue com índices não tão ruins como em 2010, mas muito preocupantes.

Uma das últimas ações do governo, segundo o próprio governador inédita no Brasil, foi a distribuição 1,5 milhão de litros de água sanitária gratuitamente nos municípios mais afetados, "exatamente porque a água sanitária tem um efeito de limpeza muito positivo, especialmente em ralos e em pequenos depósitos de água," completa Anastasia.

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34420/saude-publica/agentes-de-mg-vao-poder-entrar-em-casas-com-suspeitas-de-dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook