Fonte: A Gazeta, em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1395971-dengue-estado-tem-quase-200-casos-registrados-por-dia.html
01/02/2013 - 08h32 - Atualizado em 01/02/2013 - 10h21
A média exata é de 190 notificações, o que representa 75 casos a mais do que vinha sendo registrado diariamente até as duas primeiras semanas deste ano
Elton Morati
Quase 200 pessoas contraíram dengue no Espírito Santo, a cada dia, entre 30 de dezembro e 26 de janeiro últimos. A média exata é de 190 notificações, o que representa 75 casos a mais do que vinha sendo registrado diariamente até as duas primeiras semanas deste ano. De acordo com levantamento feito pelo telejornal Bom Dia Brasil, o Espírito Santo é o terceiro Estado em número de notificações, atrás apenas de Mato Grosso do Sul (mais de 20 mil casos) e Minas Gerais (13 mil).
Ao todo, 5.325 casos já foram notificados à Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) no período citado. Uma morte foi confirmada, e outras cinco estão sob investigação.
Reynaldo Dietze, médico e diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica que esse elevado número de casos se dá por causa da presença do vírus tipo 4.
“Ninguém está imune a esse vírus, já que antes só circulavam os outros tipos. Se um mosquito infectado me picar, ele deve me infectar com um vírus que eu nunca tive para que desenvolva a doença”, observa.
Dietze afirma que o tipo 4 entrou no país há três anos pela Região Norte. Depois, veio avançando em direção ao Sul. “Esse é o tipo mais prevalente, e a chance de epidemia é maior”, frisa.
O especialista afirma que daqui a alguns anos a tendência é que os casos diminuam, pois as pessoas se imunizam contra o vírus.
Mais notificações
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesa, Gilsa Rodrigues, afirma que, após um ano com um número não tão grande de notificações, como 2012, deve haver um aumento nos registros. No ano passado, foram 22.248.
“Tivemos muitas trocas de gestores, e equipes acabaram ficando desmobilizadas. Isso dificultou o combate, já que a dengue exige um trabalho diário”, explica a coordenadora.
Ela destacou que a secretaria tem feito um trabalho com os 20 municípios considerados prioritários, reforçando a importância de eles colocarem em prática um plano de contingência à doença. O Estado também vai receber 350 bombas manuais para o combate ao mosquito.
Os números
Espírito Santo
5.325 casos
Foram notificados à Sesa de 30 de dezembro a 26 de janeiro
Cariacica
950 casos
A coordenação da Vigilância Epidemiológica municipal estima em 50% os já confirmados por exame. Regiões com mais casos: Grande Nova Rosa da Penha, Porto de Santana Jardim América e Itacibá. Cerca de 30% dos imóveis não recebem a visita dos agentes por estarem fechados
Serra
528 casos
São 32 casos mais graves sendo monitorados, e 4 pessoas hospitalizadas. Mais casos em Planalto Serrano, Novo Horizonte e Carapina Grande
Vila Velha
332 casos
45% dos imóveis não recebem a visita dos agentes
Vitória
230 casos
Todos confirmados por exames laboratoriais. São em média 7 por dia. A taxa de não visitação é de 37%
Nenhum comentário:
Postar um comentário