quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Parceria entre SMS e Exército mostra resultados positivos

 

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIANIA em http://www.saude.goiania.go.gov.br/html/noticia/13/02/resultado-positivos.shtml

27.02.2013

Militares reforçam o atendimento nos Cais e providenciam lotação de usuários nas unidades

A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o exército em combate a Dengue nas unidades de saúde tem mostrado o resultado esperado já nos primeiros dias. Pacientes do Cais Novo Horizonte elogiaram a presença do exército nos Cais, auxiliando os encaminhamentos e agilizando o processo de atendimento dos pacientes no primeiro momento em que o paciente chega na unidade.

O trabalho da equipe de soldados presente no Cais é realizar apoio administrativo. O Exército ajuda a unidade a fazer a triagem dos usuários, ou seja, identificar quais pacientes têm atendimento prioritário, pacientes que estão retornando ao Cais para receber soro e pacientes que chegam pelas unidades do Samu, nesses casos emergenciais.

O usuário Valdivino Gabriel ainda não havia sido atendido pelos profissionais de saúde na unidade, mas considerou que o trabalho dos soldados era importante para desafogar o serviço.

"O atendimento é ótimo. Os funcionários são muito prestativos" relatou Teresinha Alves. Segundo ela, o atendimento foi rápido. Teresinha chegou ao Cais pelo atendimento de uma unidade do Samu.

O apoio da equipe do Exército nas unidades de saúde tem como objetivo facilitar a identificação do paciente com suspeita de dengue que procura o Cais. Inicialmente, os soldados analisam as fichas cadastrais e definem quais pacientes terão prioridades, conforme a classificação de risco.

A parceria firmada com o Exército é uma ação afirmativa para continuar o combate e controle da doença. O Exército disponibilizou um efetivo de 90 soldados que vão atuar durante um mês nas visitas aos locais que possuem maior número de criadouros e no atendimento à população nas Unidades de Saúde, agilizando o acolhimento do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook