sexta-feira, 1 de março de 2013

O que fazer em uma emergência médica?

 

Fonte: http://www.grupovita.com.br/blog/2013/03/01/o-que-fazer-em-uma-emergencia-medica/

Hospital VITA

Postado por Hospital VITA - 01 de março de 2013

Acompanhem texto publicado hoje no jornal Gazeta do Povo sobre atendimento emergencial.

Por questões éticas, nenhum hospital pode se recusar a atender uma pessoa com um trauma ou problema de saúde extremo. “O hospital é a casa da saúde e não pode negar atendimento a alguém que tem chances reais de perder a vida naquele momento. No Hospital Vita Batel, não temos ala pediátrica, mas se uma criança é atropelada na frente do hospital ou os pais nos procuram com ela nos braços, precisamos preservar a vida desse ser humano acima de tudo”, comenta o diretor clínico dos hospitais Vita Batel e Vita Curitiba, Luiz Fernando Kubrusly.

Chame a ambulância

Uma vantagem é que sistemas como o Siate e o Samu iniciam os atendimentos dentro das ambulâncias, que contam com equipe médica e de equipamentos específicos. Em hipótese alguma se desloque sozinho, de carro ou a pé, se estiver passando por uma emergência porque são grandes as chances de você ter um mal súbito no caminho e desmaiar. Neste caso, chame a ambulância, um táxi ou peça para alguém conduzi-lo.

Exija seus direitos

Todos os hospitais com pronto-socorro ou pronto-atendimento devem contar com a classificação internacional de Manchester para determinar o risco da situação do paciente. Quem recebe uma classificação “vermelha” não fica na fila e vai direto para atendimento, caso de pessoas com parada cardiorrespiratória ou inconscientes. Nos hospitais particulares, a pessoa também deve ser atendida prontamente e não pode ser cobrada qualquer taxa previamente para emergências. Se você tiver convênio médico, os procedimentos devem ser realizados mesmo sem autorização prévia.

Informe-se

Conhecer os hospitais mais próximos de sua casa ou trabalho para facilitar o deslocamento em caso de problemas é essencial. Pesquise o endereço dessas unidades, os horários de funcionamento, se elas contam com plantão 24 horas e tenha sempre dentro da carteira um papel com os endereços e os telefones do hospital escolhido. É importante saber se a unidade escolhida atende pelo SUS, somente com pagamento particular ou aceita o seu convênio médico. Também decore e mantenha anotado os números do Samu (192), Siate (193) e da ambulância do seu convênio médico.

Mantenha a calma

Uma das recomendações mais importantes durante a emergência é tentar se acalmar e passar tranquilidade para quem está com o problema. Também é fundamental não tentar procedimentos que você não conhece, e só efetuar manobras de ressuscitação, massagem cardíaca ou estabilização de pacientes com parada cardiorrespiratória se tiver um curso nestas áreas ou se souber realmente o que está fazendo. Isso porque é fácil uma pessoa leiga confundir uma parada cardíaca com um desmaio e, na ânsia de ajudar, acabar prejudicando. Para evitar isso, procure sempre ajuda especializada. No caso de pessoas que passaram por quedas ou acidentes de trânsito, é importante não mexer na vítima se ela não conseguir sair sozinha e só movimentá-las se houver um risco maior (um incêndio no local, por exemplo).

Não perca tempo

Cada minuto para uma pessoa que passa por uma emergência médica faz diferença entre a vida e a morte. Se você verificar que alguém está passando por uma emergência, chame uma ambulância imediatamente ou procure o hospital mais próximo. Tanta preocupação tem motivo. Em três minutos, uma parada cardíaca é capaz de comprometer a sobrevida e deixar sequelas irreversíveis. Metade das vítimas sobreviver se for atendida nos primeiros cinco minutos. A partir desse tempo, as chances caem gradualmente até chegar a quase zero após dez minutos.

Para onde ligar

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – Número: 192

Atende pessoas com sintomas de enfarte (dor no peito e suor frio), AVC (perda de movimento de um lado do corpo), desmaios, convulsões, intoxicações, choques elétricos e hemorragias.

Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) – Número: 193

Atende pessoas que passaram por quedas de grandes alturas, acidentes de trânsito, domésticos ou de trabalho, agressões, atropelamentos, queimaduras, afogamentos, têm ferimentos por arma branca ou de fogo ou estão inconscientes.

Hospital Vita (Batel e Curitiba)

O que oferece: atende emergências 24 horas, todos os dias da semana, e conta com plantão fixo de cardiologia, ortopedia e neurologia, sempre realizado por especialistas de cada área. O hospital se destaca pelo atendimento de traumas, como acidentes domésticos e fraturas. No Vita Curitiba, também são atendidas emergências com crianças. Nesta unidade, há o Vita Kids, com socorro específico para crianças 24 horas, inclusive com cirurgião pediátrico de plantão. Não atende emergências com gestantes. Pagamento: atende convênios médicos e particular.

Contato:
Vita Curitiba: Rodovia BR 116, Km 396, nº 4021 – (41) 3315.1935
Vita Batel: Rua Alferes Ângelo Sampaio, nº 1896 / Batel – (41) 3883.8482
Site: www.grupovita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook