quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

 

Fonte: FOLHA VITÓRIA em http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/

28fev2013

Publicado às 5:56 | Postado por isaminatel

Olá Pais e Professores Empreendedores,

Mulher empreendedora?

Concorra ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios!

Você pode ganhar até viagens internacionais.


Empreendedorismo feminino em foco através de premiação oferecida pelo Sebrae

O “sexo frágil” está com tudo no mercado empresarial. Neste próximo Dia Internacional da Mulher, o maior presente para elas é o reconhecimento por suas conquistas e dom de empreender.

Setores de moda, cabelos, vestuário, entre outros, são comandados com o poder das mulheres de negócios. Reconhecendo o fato, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai premiar a competência desse grupo.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece relatos de vida de mulheres de negócios que transformaram seus sonhos em realidade ao empreender. Os quesitos avaliados são, entre outros, superação de discriminação da mulher, ideias inovadoras, lições aprendidas por meio de erros e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras. As interessadas devem ficar atentas às inscrições, que se iniciam em 08 de março.

Os prêmios vão de troféus a viagens internacionais.

Os relatos reconhecidos nas etapas estadual e nacional passam a servir de exemplos para outras mulheres que sonham em abrir e serem bem sucedidas com seu próprio negócio. “A mulher venceu e hoje tem história de sucesso. E o prêmio dá a oportunidade dela mostrar seu exemplo para outras mulheres”, ressalta a gestora do prêmio no Sebrae ES, Marceliy Frassi Bridi.

Números

O ano de 2012 foi delas. Uma pesquisa inédita divulgada pelo Sebrae mostra que o número de mulheres empreendedoras tem crescido no país. No ano passado, quase metade dos Microempreendedores Individuais (MEI) foram mulheres, representando 46%, número que tem crescido regularmente.

A jovem empresária Cintia Mattos faz parte dessa estatística. Umas das primeiras MEI do estado, ela abandonou o escritório e decidiu tornar seu sonho em realidade. Começou a atuar na área que mais gostava e foi aí que nasceu a loja de cosméticos ‘Morena Rouge’. “Hoje recebo alunos de vários Estados do Brasil para fazer curso de maquiador profissional e tenho ministrado palestras para grandes empresas, além de sempre prestar serviço no Projac (Globo RJ) a convite da supervisão de lá”, contou.

Coragem

Uma mulher empreendedora é uma batalhadora que precisa conviver, muitas vezes, com outras prioridades em sua vida. Uma delas, talvez a mais importante, seja a família. Mas o empreendedorismo pode fazer a diferença nesse meio, valorizando a mulher e trazendo benefícios a todos. “A mulher é cada vez mais sujeito de seu próprio sucesso. Exemplo de perseverança, motivação e vitória para sua família, que acaba sendo beneficiada com suas conquistas”, aponta Marceliy.

É o caso da empreendedora Jamile Gonçalves Cidade, de 31 anos. Ela é casada e tem dois filhos, mas mesmo assim resolveu abrir seu próprio negócio, uma loja de roupas. “A loja fica no meu bairro, o que me proporciona ficar mais perto dos meus filhos. Além disso, com meu negócio próprio me sinto realizada e posso ajudar financeiramente minha família”, contou.

Elas dominam os pequenos empreendimentos

Segundo o analista da Unidade de Estratégia, Planejamento e Orçamento do Sebrae ES, Dênis Pedro Nunes, a crescente das mulheres como empreendedoras individuais se dá porque os principais setores que formalizam são relacionados a atividades dirigidas, em sua maioria, por mulheres – lojas de roupas (17,1%) e salões de cabelereiro (12,3%). “A maior parte dessas mulheres está buscando alternativas para melhoria da renda familiar”, completou.

Renata Calmon Rosa, de 48 anos, é proprietária do restaurante Café com Delícias, empresa que está no mercado há sete anos. Junto com sua irmã, Marcela Rosa, sempre esteve à frente do negócio e busca efetivamente capacitação para adquirir melhorias na gestão como, por exemplo, a consultoria de gestão financeira que realizou no Sebrae ES. “Cuido de toda a parte administrativa da empresa, além do contato direto com os clientes. Entendo que as mulheres estão cada vez mais independentes financeiramente, conquistando o mercado de trabalho”, afirmou.

Capixaba é finalista do Prêmio em 2011

Para servir de inspiração, as capixabas foram bem representadas na edição de 2011 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A empreendedora Gracinha Pinheiro ficou em primeiro lugar na etapa estadual e em terceiro lugar na etapa nacional.

Maria da Graça de Souza Lima Pinheiro ou simplesmente Gracinha Pinheiro, do Yázigi Vitória, disputou com 17 mulheres, em duas categorias, a etapa nacional em Brasília. A empreendedora revela outro segredo de sucesso: ser apaixonada pelo que faz gera frutos e a atitude de buscar um jeito diferente de acertar, um caminho novo para chegar aonde é preciso, é a melhor forma.

É empreendedora ou conhece alguma mulher que é? Inscreva-se já!

Sexo frágil? Aonde?

Sucesso aos Pais e Professores Empreendedores.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook