sexta-feira, 1 de março de 2013

Médicos veem crise global de falsificação de remédios

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO em http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1235515-medicos-veem-crise-global-de-falsificacao-de-remedios.shtml

23/02/2013 - 05h01

RAFAEL GARCIA
ENVIADO ESPECIAL A BOSTON

Quando a multinacional Pfizer contratou John Clark, um ex-funcionário de alto escalão da Alfândega dos Estados Unidos, para coordenar sua divisão de segurança e propriedade intelectual em 2008, a empresa colecionava relatos de casos de falsificação de 20 de suas drogas, incluindo o Viagra, a droga mais visada no mundo por esse tipo de crime.

Cinco anos depois, 60 drogas do laboratório estão sendo alvo do mesmo crime. Não existe um levantamento preciso sobre o mercado de medicamentos falsos, mas a opinião de sanitaristas, laboratórios e agências de fiscalização é que há uma crise.

"O problema está crescendo exponencialmente agora", afirma Clark. "A estimativa geral é de que esse mercado movimenta US$ 75 bilhões de dólares por ano."

Clark foi um dos palestrantes num seminário promovido, no último domingo, pela AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), que reuniu cientistas e juristas em Boston.

Um relatório do Instituto de Medicina, a divisão de saúde da Academia Nacional de Ciências dos EUA, pede à Organização Mundial da Saúde que lidere a produção de um tratado internacional para combater o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook