terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Filmes relacionados aos quadros de psicose e outros transtornos mentais graves

 

Fonte: CINEMA & PSICOLOGIA em http://cinema-psicologia.blogspot.com.br/2009/09/filmes-relacionados-ao-campo-da-saude.html

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2009

Nesta primeira postagem trago uma relação de filmes com temáticas relacionadas ao quadros clinicos de psicose e outros transtornos mentais graves

CONTOS PROIBIDOS DO MARQUES DE SADE
SINOPSE: Os seres humanos sempre questionaram, por meio da história, a sociedade e seus limites de moralidade. Em pleno século VVIII em meio a revolução francesa um dos mais perigosos dissidentes foi, sem duvida nenhuma, o Marques de Sabe que originou o temor sadismo. Sade foi tão escandaloso que continua a chocar no século 21e seu legado ainda provoca debates sobre o que fazer com aqueles que exploram alegremente os mais sinistros tabus. Ele ficou conhecido pela palavra cuja inspiração foi criada nele:o sadismo referindo-se aos prazeres sexuais derivados da dor.Mas Sade foi muito mais do que um experimentador sexual. Foi um escritor que ficou preso durante 27 anos pelo crime de escrever sobre o lado mais negro do ser humano. Em 1772 foi sentenciado a morte por crimes sexuais e escapou abertamente. Mais tarde tornou-se revolucionairio, e novamente escapou da guilhotina. Publicou romances eróticos foi banido da adminsitração de Napoleão Bonaparte e passou os últimos anos de sua vida num asilo.

CAMILLE CLAUDEL
SINOPSE: Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já era casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.

LOUCOS DE AMOR
SINOPSE: Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.

DISTURBIO FATAL
SINOPSE Uma enorme mansão na área rural da Inglaterra abriga uma pequena e estranha família. O pai é um Lorde falido que vive pressionado a vender sua propriedade. A mãe está muito doente e passa seus dias numa cama. Já James, o único filho do casal, tem problemas mentais e consegue controlar seus tormentos com a ajuda de fortes medicamentos. Com a ausência do pai, James se vê sozinho no enorme casarão abandonado pelo tempo e pela decadência. Agora ele é o que sempre quis ser: o homem da casa. Tentando ajudar a mãe e abandonando seus remédios, ele mergulha no seu inferno particular transformando a mansão em um cenário de puro terror e suspense.

UMA MENTE BRILHANTE
SINOPSE: John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

K-PAX
SINOPSE: Prot (Kevin Spacey) é um homem misterioso, que vive dizendo ter vindo do planeta K-Pax, distante 1000 anos-luz da Terra. Por causa disto ele é internado em um hospício, onde conhece o Dr. Mark Powell (Jeff Bridges), um psiquiatra disposto a provar que ele na verdade sofre de um grave distúrbio de personalidade. Mas as descrições de Prot sobre como é a vida em seu planeta acabam encantando os demais pacientes do hospício, fazendo com que eles queiram ir com Prot quando ele diz que está próximo o dia em que deverá voltar ao seu planeta.

NO LIMITE DO SILÊNCIO
SINOPSE: Michael Hunter (Andy Garcia) é um psiquiatra que fica arrasado quando seu filho adolescente, Kyle (Trevor Blumas), se suicida. Este fato provocou a separação do casal, pois Penny (Chelsea Field), sua ex-mulher, o culpou pelo acontecido e na verdade ele também se considerava responsável pelo fato. Três anos após o suicídio, Michael não dá mais consultas e só dá palestras e escreve livros. Até que Barbara Wagner (Teri Polo), uma ex-aluna, lhe pede para examinar o caso de Thomas Caffey (Vincent Kartheiser), um garoto que foi marcado por uma tragédia familiar. Com a mãe morta e o pai preso Tommy foi para um orfanato, mas agora, quando ele está prestes para completar dezoito anos, será liberado, sendo que Barbara sente que ele ainda não está pronto. Inicialmente Michael se recusa a tratar do caso, mas gradativamente se interessa e vai conversar com Tommy. Logo que Tommy e Michael se encontram as barreiras entre médico e paciente ficam confusas, pois entre eles há mais alguém e este alguém é Kyle.

MARCAS DO PASSADO
SINOPSE: “Adolescente tenta recomeçar sua vida trabalhando num posto de gasolina após assassinar seus pais e um irmão mais novo. O único contato que mantém com seu passado é o relacionamento que estabelece com seu terapeuta através de cartas. Foragido ele acaba apresentando um pensamento delirante em que convive com seu irmão mais novo. Ele acaba assassinando seu patrão e uma colega de trabalho com quem se envolve emocionalmente após este descobrirem através de seu terapeuta tudo sobre seu passado”.

NA COMPANHIA DO MEDO
SINOPSE: Miranda Grey (Halle Berry) é uma conceituada psiquiatra criminal que, repentinamente, descobre estar internada na clínica para deficientes mentais em que trabalha. Miranda é acusada de ter assassinado seu marido, mas ela não se lembra de ter cometido o crime. Tentando recuperar sua memória, Miranda passa a desconfiar que esteja sendo usada por uma força sobrenatural, que esteja buscando vingança.

BICHO DE SETE CABEÇAS
SINOPSE: Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

JORNADA DA ALMA
SINOPSE: Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores.

ESTAMIRA
Filme brasileiro Estamira, 63 anos de idade, trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ela sofre de esquizofrenia. Porém, carismática e maternal, lidera a pequena comunidade onde vive, formada por velhos que habitam o lixão. Filmado desde 2000, quando Estamira começou a se tratar num centro psiquiátrico público, este documentário mostra seu cotidiano ao longo de três anos, sua transformação e os efeitos dos remédios que é obrigada tomar. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, ela tem uma missão: revelar e cobrar a verdade. Sobrevivendo no lixo da civilização, consegue superar sua condição miserável para por em questão os valores perdidos da sociedade.

A ENFERMEIRA BETH
SINOPSE: Betty Sizemore (Renée Zellweger) é uma garçonete que mora em uma pequena cidade e vive sonhando com seu verdadeiro amor: David Ravell (Greg Kinnear), o médico da novela "Uma Razão Para Amar", que ela assiste todos os dias. Só que, depois de testemunhar o assassinato de seu marido, numa transação de drogas que saiu errada, Betty começa a viver como se estivesse dentro de sua novela predileta, quando se transforma da garçonete Betty para a enfermeira Betty. Resolve então partir rumo a Hollywood para encontrar o médico dos seus sonhos, mas passa a ser perseguida pelos traficantes que mataram seu marido e, principalmente, por um impiedoso pistoleiro (Morgan Freeman).

O LENHADOR
SINOPSE: Após 12 anos na prisão por molestar garotas menores de idade, Walter (Kevin Bacon) se muda para uma pequena cidade. Ele vai viver num pequeno apartamento, que fica defronte de uma escola de ensino básico, que está cheia de crianças. Walter arruma emprego em uma madeireira e se mantém o mais reservado possível, mas isto não o impede de se envolver com Vicki (Kyra Sedgwick), uma extrovertida colega de trabalho que promete não fazer nenhum julgamento dele. Porém ele não pode escapar do seu passado e, quando os colegas de trabalho descobrem, se mostram quase nada compreensivos.

O MAQUINISTA
SINOPSE: Trevor Reznik (Cristian Bale) é um operário que sofre de insônia. Na fabrica onde trabalha, as condições de trabalho oferecem risco. Para Trevor, os perigos são agravados pela fadiga crônica. Notando a aparência estranha, os colegas percebem que algo está errado, mas anão dão a devida importância . um operário perde um braço em um acidente e todos se voltam contra Trevor, considerando-o culpado. Ele encontra bilhetes anônimos em seu apartamento e fica sabendo que o suposto funcionário envolvido no acidente, na realidade, não existe. Trevor agora se empenha me saber se é tudo um plano para deixá-lo louco ou se o cansaço está provocando um confusão mental.

NOSSO QUERIDO BOBY
SINOPSE: Leo Marvin (Richard Dreyfuss) é um psiquiatra que atravessa o momento mais importante da carreira. Leo acabou de lançar o livro "O Passo do Bebê" e está prestes a ser entrevistado pela televisão, mas sua vida é tumultuada quando lhe é passado um paciente (Bill Murray) extremamente inseguro, que quando descobre que seu terapeuta vai sair de férias fica desesperado e usa diversos ardis para descobrir onde seu médico está passando férias com a família. Quando ele chega ao local o psiquiatra fica irritado, mas em contrapartida toda a família dele se simpatiza rapidamente com este paciente neurótico mas extremamente amável, que sempre diz que está indo embora mas retorna pelos motivos mais diversos, deixando o terapeuta totalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook