Já faz um bom tempo que os peludinhos passaram da porta do jardim para dentro de casa,e cada vez mais ganham espaço sendo-lhes permitido subir em poltronas sofás até mesmo a cama de seus donos.Essa proximidade exige alguns cuidados de higiene. Partilho com vocês neste post alguns conselhos de especialistas.
Passear é fundamental para o bem-estar dos cães, e também uma oportunidade de aproximação afetiva com o dono. Na hora de voltar para o lar, no entanto, um cuidado importante – principalmente para pets que vivem dentro de casa – muitas vezes é deixado de lado: a limpeza das patinhas.
''Nós não entramos em casa sem antes limpar os nossos sapatos. Por que com os animais seria diferente?'', diz o médico infectologista da clínica Neoplan, Márcio Vallente. Segundo ele, na rua os animais ficam mais expostos aparasitas e bactérias. ''Eles acabam levando esses micro-organismos para casa. Logo, os moradores ficam mais expostos. Se for costume deixá-los subirem nas camas e sofás, o perigo aumenta'', afirma.
Assim como os moradores, os próprios animais estão sujeitos a doenças, principalmente de pele, após os passeios. Apesar de o animal ter proteção natural nas patas, nem sempre ela é suficiente contra parasitas e bactérias. Para evitar riscos, o médico veterinário Jean Francisco Michalik, da clínica e pet shop Petit Jolie, aconselha uma cuidadosa higiene nas patas após qualquer saída às ruas.
A maneira correta, segundo o veterinário, é usar um pano úmido na higienização. ''Tem de passá-lo por toda a pata e em seguida secá-la'', diz. Michalik aponta que não se pode deixar nenhuma parte molhada, pois isso facilita a proliferação de fungos e bactérias. ''O dono deve tomar cuidado para limpar e secar entre o vão dos dedos, que é uma região que pode abrigar os micro-organismos'', diz.
Mas nada de exageros. Michalik explica que não se deve esfregar demais a pata do animal ou lavá-la com água corrente após cada passeio. ''Esse excesso de limpeza pode acabar gerando uma irritação na pele do animalzinho. A higiene deve ser feita com cuidado, mas rapidamente.''
por Gazeta do povo. Fonte: http://www.maniacanina.com.br/
imgs: http://veterinarybiology.blogspot.com.br/
Algumas opções para limpeza das patinhas:
- lenços umedecidos (desses para higiene do bebê) ,
hoje já existem próprios para uso pet facilmente encontrados no mercado. (Ao escolher observe se não soltam fiapos e de preferencia deve ser inodoro ou com cheiro muito suave,pois alguns animais podem ficar incomodados)
- Sabonetes bactericidas (tipo Protex) ou sabão de cõco da Granado .(pegue um paninho ou tolha úmida com agua e coloque um pouco do sabão
- Agua com vinagre branco numa toalhinha
Caso seu cão pise em algo grudento passe algo oleoso tipo manteiga, azeite para ajudar a amolecer,se for um chicletes use gelo,ele endurece o chicletes facilitando a retirada .
Lembre-se,faça tudo com calma e delicadeza para não irritar a pele do seu cão.
Alguns não gostam deste ritual.Procure acalma-lo falando tranquilamente,peça que sente.Tenha petiscos a mão,elogie e de um petisco a cada pata que limpar.Desta forma ele irá associar a um momento prazeroso e logo estará oferecendo uma pata de cada vez.
Se decidir lavar a pata na água corrente na hora de ir para sua cama,seque bem com uma toalha e depoistermine com o secador de cabelo.Lembre-se de não usar quente demais,manter distância e sempre em movimento para não ser desconfortável e correr o risco de "queimar" a patinha.
VOCÊ PODE TAMBÉM QUERER LER (click no título para abrir o post)
CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM AS UNHAS DE SEU BICHINHO
5º DEDO, ERGÔ, GARRA DE ORVALHO...SÃO MUITOS OS NOMES PARA AQUELE DEDINHO A MAIS
SAPATO PARA PET - USAR OU NÃO?
SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)
Fonte: http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/11/patas-limpinhas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário