terça-feira, 23 de abril de 2013

Uma em cada cinco crianças no mundo não é vacinada

 

© Agência Lusa22.04.2013 - 14h37 | Atualizado em 22.04.2013 - 15h51

Uma em cada cinco crianças em todo o o mundo não toma vacina. A afirmação veio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta segunda-feira (22) em razão da Semana Mundial da Imunização. As vacinas salvam de dois a três milhões de crianças por ano.

“Um milhão e meio de crianças não teriam morrido em 2011 se tivessem sido vacinadas”, indicou o Unicef, salientando também a relação custo/benefício elevada da imunização com o exemplo de que “proteger uma criança do sarampo durante toda a vida custa menos de um dólar”.

A exclusão social ou geográfica, a falta de recursos, os sistemas de saúde deficientes ou os conflitos explicam a não vacinação das crianças, que em 2011 atingiram os 22,4 milhões, “mais quatro milhões que no ano anterior”, informou o organismo internacional.

Segundo o Unicef, mais de 70 por cento das crianças que não são vacinadas vivem em 10 países: Afeganistão, África do Sul, Chade, Etiópia, Filipinas, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão e República Democrática do Congo.

"O Unicef teme que os esforços globais para vacinar todas as crianças tenham estagnado devido à diminuição do financiamento e ao enfraquecimento da vontade política”, adianta o texto.

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/04/uma-em-cada-cinco-criancas-no-mundo-nao-e-vacinada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook