quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tratamento utiliza jogo Tetris para corrigir desordem ocular

 

publicado em 23/04/2013 às 07h40:00

Jogo treina os dois olhos a cooperarem, aumentando plasticidade do cérebro e permitindo que adultos com ambliopia reaprendam

Pesquisadores da Universidade de McGill, no Canadá, desenvolveram uma abordagem que utiliza o popular jogo de quebra-cabeça Tetris para tratar a ambliopia adulta, vulgarmente conhecida como "olho preguiçoso".

Através da distribuição de informações entre os dois olhos de uma forma complementar, o jogo treina os dois olhos para trabalhar juntos, o que é contrário a tratamentos anteriores para a doença (por exemplo, aplicação de adesivos em um dos olhos).

Este avanço médico fornece evidência direta de que aliviar a supressão do olho mais fraco, forçando ambos os olhos a cooperarem, aumenta o grau de plasticidade do cérebro e permite que o cérebro com ambliopia reaprenda.

A pesquisa foi publicada na revista Current Biology.

A ambliopia é a causa mais comum de deficiência visual na infância, afetando até 3% da população. É causada pelo mau processamento no cérebro, o que resulta na supressão do olho mais fraco pelo olho mais forte. Os tratamentos anteriores para o distúrbio, que têm se centrado principalmente em cobrir o olho mais forte, a fim de forçar o olho mais fraco a trabalhar, provou ter um sucesso apenas parcial em crianças, e têm sido ineficazes em adultos.

"A chave para melhorar a visão dos adultos, que atualmente não têm outras opções de tratamento, foi a criação de condições que permitam que os dois olhos cooperem pela primeira vez em uma determinada tarefa", afirma o autor sênior Robert Hess.

De acordo com Hess e seus colaboradores, o cérebro humano adulto tem um elevado grau de plasticidade e isto proporciona a base para o tratamento de uma variedade de condições em que a visão tem sido perdida como resultado de um período de desenvolvimento visual interrompido cedo na infância.

Os pesquisadores examinaram o potencial de tratar adultos amblíopes utilizando o vídeo game Tetris, que envolve a ligação de blocos de diferentes formas conformem eles caem no chão.

"Usando óculos montados na cabeça fomos capazes de permitir que um olho visse apenas os objetos que caem e o outro olho apenas os objetos no chão. Forçando os olhos a trabalhar juntos, acreditamos, poderia melhorar a visão no olho preguiçoso", explica Hess.

Os pesquisadores testaram uma amostra de 18 adultos com ambliopia. Nove participantes jogaram o jogo monocularmente com o olho mais fraco, enquanto o olho mais forte foi vedado, os outros nove jogaram o mesmo jogo com cada olho vendo apenas uma parte separada do jogo.

Após duas semanas, o último grupo mostrou uma melhoria dramática na visão do olho mais fraco, bem como na percepção de profundidade 3D. Quando o grupo monocular, que mostrou apenas uma melhora moderada, foi transferido para a nova formação, a visão deste grupo também melhorou dramaticamente.

Segundo os pesquisadores, a adequação deste tratamento para crianças será avaliado no final deste ano, em um ensaio clínico em toda a América do Norte.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34589/ciencia-e-tecnologia/tratamento-utiliza-jogo-tetris-para-corrigir-desordem-ocular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook