terça-feira, 23 de abril de 2013

SAÚDE e MEIO AMBIENTE: pesquisadores britânicos obtêm diesel a partir de bactéria

 

 

Em experimento, cientistas conseguiram modificaram bactéria E. Coli para produzir combustível sintético

BBC | 23/04/2013 09:41:50

BBC

Divulgação/ Marian Littlejohn

Pesquisadores obtiveram diesel a partir de bactéria E.Coli

Pesquisadores britânicos conseguiram obter diesel a partir de uma bactéria geneticamente modificada.

Os cientistas da Universidade de Exeter modificaram uma amostra da bactéria E. Coli - que vive no intestino humano e transforma o açúcar que absorve em gordura.

Usando biologia sintética, a equipe alterou os mecanismos celulares da bactéria para que o açúcar fosse convertido em moléculas de óleo que são quase idênticas ao diesel convencional, derivado de petróleo.

O estudo, divulgado na publicação Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma que o combustível sintético poderia ser uma alternativa viável aos combustíveis fósseis.

Leia mais:
Empresa produz etanol de alga com a “ajuda” da bacteria E. coli
Nova técnica quer converter casca de laranja em biocombustível
Estômago de vaca pode servir de base para novos biocombustíveis
Escherichia coli: uma vilã que salva milhões de vidas

"Nosso desafio é aumentar a produção antes de chegar a qualquer forma de fabricação industrial do combustível", disse o professor John Love, biólogo sintético da Universidade de Exeter pesquisador.

"Nós temos um período de três a cinco anos para fazer isso e depois veremos se valerá a pena seguir em frente", acrescentou Love.

A equipe de pesquisadores também está analisado as chances de a bactéria converter outros componentes em combustível, como dejetos humanos e de animais.

Biocombustíveis
Atualmente há uma pressão para aumentar o uso de biocombustíveis em todo o mundo.

Metas estabelecidas pela União Europeia determinam que, até o final desta década, 10% dos combustíveis utilizados dentro do bloco sejam compostos de biocombustíveis.

O problema é que muitas formas de biodiesel e bioetanol atualmente em uso não são totalmente compatíveis com os motores de carro modernos, fazendo com que entre 5% e 10% tenham de ser misturados com combustíveis fósseis antes de os carros serem abastecidos.

No entanto, segundo o professor Love, o combustível obtido a partir da bactéria E.Coli modificada é diferente.

"Nós conseguimos obter um combustível que tem exatamente a composição exigida pelos motores modernos", afirma. "Podemos até chamá-lo de "biocombustível fóssil", acrescentou.

Os biocombustíveis são considerados uma alternativa aos combustíveis fósseis porque poluem menos o meio ambiente.

Enquanto gasolina e diesel liberam dióxido de carbono, os biocombustíveis são considerados neutros em termos de emissões porque emitem na atmosfera a mesma quantidade de CO 2 que as plantas das quais são produzidos absorvem.

No entanto, há críticas sobre a produção de biocombustíveis, que ocupam grandes áreas de plantio (como o milho, no caso do etanol americano) e pressionam o preço dos alimentos no mercado internacional.

De acordo com Geraint Evans, consultor da NFCC, consultoria de bioeconomia, essas questões também têm de ser consideradas na produção de combustível a partir de bactérias.

"Ao mesmo tempo em que isso aumenta as fontes potenciais de produção de diesel, é preciso pensar em sustentabilidade", afirma Evans. "Não é um truque de mágica, mas certamente uma outra ferramenta (na produção de combustíveis)".

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-04-23/pesquisadores-britanicos-obtem-diesel-a-partir-de-bacteria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook