sexta-feira, 26 de abril de 2013

Brasileiro cria imagem 3D de cérebro com enxaqueca

 

Tecnologia

 

Na Universidade de Michigan, Estados Unidos, equipe coordenada por pesquisador brasileiro tem como objeto de estudo a imagem tridimensional do cérebro de um paciente obtida em meio a uma crise de enxaqueca

Vivian Carrer Elias

O neurologista brasileiro Alexandre Dasilva

O brasileiro Alexandre DaSilva, diretor de um laboratório da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que estuda a enxaqueca, em frente à imagem em 3D do cérebro de um paciente (Universidade de Michigan)

Sob a coordenação de um pesquisador brasileiro, uma equipe da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estuda pela primeira vez a enxaqueca com o uso de imagens 3D do cérebro. Projetada a partir de fotos tiradas no exato momento em que acontece uma crise de enxaqueca, as imagens "flutuam" no meio de uma sala. Com óculos especiais e um controle (similar ao de um videogame), os pesquisadores conseguem enxergar o órgão em todos os ângulos, além de poderem "cortar" a imagem e observar, assim, o interior do cérebro. Os resultados iniciais do estudo já fornecem novas pistas sobre como o cérebro tenta combater a enxaqueca — informações que são úteis para aumentar a eficácia de tratamentos e até desenvolver novas abordagens terapêuticas contra o problema.

“Conseguimos interagir com uma imagem de mais de um metro em plena crise de enxaqueca, o que não pode ser feito em uma imagem 2D. Essa é a primeira vez em que isso é feito no âmbito da pesquisa em enxaqueca”, disse ao site de VEJA Alexandre DaSilva, diretor do H.O.P.E, o Laboratório de Dores de Cabeça e Orofaciais da Universidade de Michigan, onde a pesquisa vem sendo feita. “Olhamos para dados reais do paciente e fazemos uma análise muito mais precisa. Isso é útil tanto para novas pesquisas quanto para complementar a formação de futuros médicos que estudam na universidade.”

Leia também:
EUA aprovam adesivo corporal para tratar enxaqueca
Estudo brasileiro revela nova forma de prevenir enxaquecas
Tratamento com botox para dor de cabeça ajuda pacientes com enxaqueca crônica

Dor tridimensional

APP CONTRA ENXAQUECA

Em 2012, a equipe de Alexandre DaSilva, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveu um aplicativo de smatrphones para ajudar pessoas que sofrem com crises de enxaqueca. A ideia é facilitar a comunicação entre o paciente e o médico, já que o aplicativo permite que o indivíduo com enxaquecas mostre, em uma imagem tridimensional de um rosto, os pontos onde sente dor e onde a sensação é mais intensa. O paciente também pode descrever outros sintomas: como está seu sono, seu humor e sua concentração. Segundo DaSilva, a versão em português do aplicativo deve estar disponível para download em aproximadamente três semanas. O grupo de pesquisadores está trabalhando em uma atualização do aplicativo.

Descobertas — Os resultados do primeiro estudo feito a partir dessa imagem tridimensional serão publicados nos próximos meses no periódico Journal of Visualized Experiments (JoVE). “Esse primeiro teste foi feito a partir da análise do cérebro de apenas um paciente. Já conseguimos, por exemplo, identificar com mais precisão em quais regiões do cérebro há a liberação de opioides endógenos [analgésicos produzidos pelo nosso próprio organismo] durante uma crise de enxaqueca. É o verdadeiro ataque do cérebro contra a cefaleia”, diz DaSilva.

Segundo o pesquisador, uma descoberta como esta é importante, pois permite que os pesquisadores identifiquem os melhores alvos para tratamentos contra a enxaqueca. Saber qual área específica do cérebro é responsável por lutar contra a dor de cabeça, por exemplo, pode aumentar a eficácia de abordagens terapêuticas, como a estimulação cerebral profunda, que estimula a atividade de determinadas áreas do cérebro por meio de eletrodos que emitem correntes elétricas.

Há um ano, a equipe de DaSilva publicou um estudo mostrando que pacientes com enxaqueca frequente, após serem tratados com estimulação cerebral durante quatro semanas seguidas, apresentaram uma redução significativa nos sintomas. Se a estimulação elétrica for feita nas áreas descobertas pelo novo estudo, é possível que a produção de opioides no cérebro aumente, elevando, assim, a probabilidade de o órgão conseguir combater a dor.

Após concluírem esse primeiro estudo, feito com um caso único — ou seja, a partir da imagem do cérebro de apenas um paciente —, DaSilva e sua equipe já começaram a desenvolver uma nova pesquisa a partir da mesma tecnologia. Dessa vez, no entanto, a ideia é trabalhar com um número maior de pessoas. "Cada vez mais, os conhecimentos obtidos por meio dessa tecnologia nos ajudarão a definir novas estratégias para pesquisar, tratar e prevenir a enxaqueca", afirma DaSilva.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cientistas-estudam-enxaqueca-com-imagem-3d-de-cerebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook