quarta-feira, 24 de abril de 2013

Brasil desenvolve primeiro monitor cardíaco portátil inteligente do mundo

 

publicado em 23/04/2013 às 11h27:00   

 

O aparelho é capaz de gerar automaticamente um eletrocardiograma e enviar para uma central de monitoramento

Foto: Corcam/Divulgação

Aparelho Nexcor é um pouco maior que um celular

Aparelho Nexcor é um pouco maior que um celular

Pesquisadores brasileiros desenvolveram o hardware do primeiro monitor cardíaco portátil inteligente do mundo. O monitor foi aprovado nos testes clínicos com mais de 160 pacientes do Hospital do Coração, em São Paulo. O aparelho, que é do tamanho de um telefone celular, é capaz de acompanhar os batimentos do coração de uma pessoa em tempo real e, em caso de alterações, gerar automaticamente um eletrocardiograma e enviar para uma central de monitoramento, ou para o médico do usuário. O eletrocardiograma enviado pelo monitor chega a central associado a todos os dados do usuário e já com sua localização, pois ele possui um GPS embutido.

A central de monitoramento passa a tomar todas as medidas para prestar auxílio ao usuário pelo sistema de viva voz do monitor. O Nexcor possui um detector de queda, que informa a central na eventualidade de queda do usuário. Ele estará disponível para pacientes com problemas cardíacos a partir do primeiro semestre de 2013. O lançamento ocorre simultaneamente nos EUA e Europa. Desenvolvido através de uma parceria entre o Flextronics Instituto de Tecnologia(FIT), localizado em Sorocaba, e a empresa Corcam S/A, o Nexcor levou cinco anos para ser concluído e o trabalho envolveu 40 profissionais entre médicos, engenheiros e pesquisadores.

Paulo Souza, coordenador da parte do projeto desenvolvido pelo FIT, diz que com o sistema de monitoramento cardíaco inteligente, as pessoas que já sofrem de problemas relacionados ao coração poderão ser atendidas rapidamente caso aconteça algum problema. " Em caso de arritmia, isquemia, infarto do miocárdio e também de quedas, ao sinal de qualquer alteração nos batimentos cardíacos, o equipamento será capaz de emitir um alerta a uma central de monitoramento, que automaticamente avisará ao médico, hospital, empresa de resgate ou uma pessoa da própria família, para que o socorro chegue a tempo" , explica.

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34593/geral/brasil-desenvolve-primeiro-monitor-cardiaco-portatil-inteligente-do-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook