quinta-feira, 25 de abril de 2013

Animais abandonados nas ruas: problema de saúde pública

 

 

Publicado em 07/09/2012 - 14:26 por Valéria Feitosa | Comentar

Categorias: Antrozoologia, cinofilia,Comportamento Animal, Eu e meu pet, Geral, Saúde Animal

Os seus candidatos a prefeito e a vereador têm propostas para resolver o  problema crescente de animais abandonados nas ruas? Consequência da guarda irresponsável por parte de muitos criadores, os animais errantes sofrem maus-tratos e muitos transformam-se em vetores de zoonoses como raiva e leishmaniose (calazar). Sofrem os animais e sofrem os seres humanos que são acometidos pelas doenças. Tem problema de saúde pública maior do que este?

Eu ainda não vi nenhum candidato sensível a este tema. Mas os números crescentes de animais e seres humanos com leishmaniose, inclusive com casos de óbitos, deixam claro que o problema de saúde pública é grave e exige intervenção séria por parte dos poderes Executivo e Legislativo.

O que fazer com as pessoas que abandonam os animais nas ruas? Parece que estas pessoas esquecem que moram numa cidade. Ao desistirem de seus animais, transferem para todos os cidadãos uma questão que deveria ser particular. Nessa situação, o animal não é o problema, o problema é a irresponsabilidade de quem abandona as suas crias nas ruas e praças da cidade.

E o que fazer com  cães e gatos abandonados nas ruas? Em entrevistas que já fiz sobre o tema com veterinários e protetores animais, as soluções são diversas, mas todas exigem comprometimento das partes envolvidas: sociedade, centros de zoonoses, secretarias de saúde, universidades, prefeitos, vereadores, etc.

Entre as soluções apresentadas pelos especialistas, a castração em massa dos animais sadios é a medida mais eficaz. A realização rotineira de feiras de adoções para estes animais completa a questão. Abrigo e tratamento público para os bichinhos doentes, com enfermidades curáveis, é outra proposta. Completando a agenda, vem a eutanásia humanitária para aqueles com doenças terminais, tais como cinomose e leishmaniose em avançado grau de manifestação.

Será que o candidato em que você vai votar está preocupado com estes problemas? Acho que já é hora haver políticas de saúde pública que contemplem estas questões. O que você acha?

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet/geral/animais-abandonados-nas-ruas-problema-de-saude-publica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook