terça-feira, 23 de abril de 2013

Tratamento de feridas causadas pela diabetes ajuda a diminuir o risco de amputação

 

22 de Abril de 2013

A doença é responsável por 70% dos casos de mutilação no Brasil


Quando o assunto é lesão cutânea, é imprescindível o tratamento adequado das feridas para que se possam evitar infecções por penetração de bactérias e germes. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, os ferimentos ocasionados pela diabetes nos membros inferiores, o chamado “pé diabético”, se não for tratado pode levar à amputação. Por este motivo, a prevenção e o tratamento desses ferimentos, quando eles aparecem, são fundamentais para diminuir o risco de retirada de algum membro, procedimento que no Brasil é responsável por 70% dos casos de mutilações, segundo dados do Ministério da Saúde.

A diabetes é uma doença crônica causada pela insuficiência de insulina (hormônio que regula a taxa de glicose no sangue) que atinge aproximadamente 165 milhões de pessoas em todo o mundo. Quando mal controlada, ela provoca problemas circulatórios e de cicatrização. A má circulação sanguínea é responsável pelo surgimento de feridas de todos os tipos, incluindo arranhões, cortes, queimaduras e rachaduras que são facilmente infectadas.

Experiente em capacitação de profissionais para lidar com o tratamento de ferimentos na pele, o enfermeiro especialista em dermatologia, Ademir Marcelino Berto, lembra que outro grave problema da diabetes é a perda de sensibilidade cutânea causada por danos nos nervos das mãos e dos pés. “Uma pessoa com diabetes pode não notar um corte ou ruptura na pele e ficar exposta às infecções, que podem resultar em uma amputação. Por isto, é fundamental prevenir os ferimentos e tratá-los quando eles aparecem para que se possa diminuir o risco da perda de algum membro do corpo”, alertou.

De acordo com Ademir Marcelino, a avaliação contínua é primordial para obter êxito na possível cura das lesões. Ele atenta que é de extrema relevância que o enfermeiro aplique o produto adequado para cada tipo de ferida.

“A escolha da cobertura ideal (curativos) e a preocupação em realizar avaliações ocasionarão na redução de custo e tempo. Se a ferida apresentar ressecamento, o ideal é fazer uso de produtos hidratantes. Já na situação contrária, o curativo deve ser feito com materiais adequados para evitar os danos causados pelo excesso de umidade”, explicou o enfermeiro acrescentando que outro requisito importante é a preparação do leito da lesão através da boa assepsia.

Capacitação

Para lidar diariamente com a demanda de pacientes vítimas de alguma enfermidade cutânea o enfermeiro precisa acompanhar o avanço das técnicas de curativos para aplicar no dia a dia dos hospitais. Nos próximos dias 27 e 28 de abril, a Healthbook Cursos e Eventos promoverá o curso de “Lesões de Pele e Curativos”, em Campina Grande, a fim de capacitar os profissionais e alunos dos cursos de enfermagem e aprimorar o domínio dessas novas técnicas.

O ex-enfermeiro do Hospital Sírio Libanês, Ademir M. Berto, irá ministrar workshops e proferir palestras durante o curso de “Lesões de Pele e Curativos”, que acontecerá no Garden Hotel. Durante os dois dias, as aulas terão início a partir das 08h.

O curso terá 14 horas-aula para um público limitado. Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico http://www.simposiosaude.com.br, e obter mais informações através do número (83) 8775-9235.

Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130422112438&cat=paraiba&keys=-tratamento-feridas-causadas-pela-diabetes-ajuda-diminuir-risco-amputacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook