sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quinze chamados por dia para combater dengue

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1402794-quinze-chamados-por-dia-para-combater-dengue.html

15/02/2013 - 00h00 - Atualizado em 15/02/2013 - 07h51

 

Em Vitória, é possível acionar serviço para vistoriar imóveis

ELTON LYRIO
emorati@redegazeta.com.br

Foto: Carlos Alberto Silva

Carlos Alberto Silva

Rosimeire levou o filho ao médico após uma noite de febre. E ele ficou dias em hospital


Com menos de 2 meses, bebê é internado com doença
O crescimento do número de casos de dengue no Espírito Santo não tem poupado nem mesmo bebês. Com menos de 2 meses de vida, o pequeno João Lucas, filho da recepcionista Rosimere de Deus Paulo Oliveira, 34 anos, ficou cinco dias internado por causa da doença.

“Os médicos ficaram até assustados como uma criança tão novinha pegou dengue”, contou a mãe, que levou o filho para uma consulta depois de uma noite de febre.

De lá, o bebê foi encaminhado ao pronto-socorro e depois a outro hospital. João Lucas passou por coletas diárias de sangue, que detectaram que ele estava com as plaquetas baixas. E um dos últimos exames deu positivo para dengue.

Vizinhos
Rosimere conta que, só na vizinhança, no Bairro Bonfim, em Vitória, outras cinco pessoas contraíram a doença transmitida pelo Aedes aegypti. Além de ficar dias internado, João Lucas vai ter todo o calendário de vacinas atrasado, por causa do período que passou com a doença.

O infectologista Paulo Peçanha alerta que bebês e crianças pequenas com febre devem ser levados imediatamente ao médico. “Se tiver febre e prostração, deve-se buscar orientação médica, porque a criança é muito frágil. Não é preciso esperar dois ou três dias”, recomenda.

O médico destaca que, quanto mais cedo se leva a criança ao consultório, maior a chance de evitar um problema maior.

Até motocicletas têm sido usadas para combater o mosquito da dengue em Vitória. O serviço, que pode ser acionado pela população por meio do telefone 156, atende diariamente entre 10 a 15 chamados. Somente em janeiro, foram 335 casos da doença confirmados na Capital.

Os agentes podem ser acionados pelos próprios donos dos imóveis ou por pessoas interessadas em denunciar focos do mosquito Aedes aegypti na vizinhança.

O chefe do serviço de Controle do Mosquito da Prefeitura de Vitória, André Capezzuto, explicou que o trabalho dos agentes motorizados é importante para que seja possível dar conta das demandas da população sem desviar o efetivo da atuação de campo convencional, que possui uma atuação sistematizada por região.

Agilidade
“É uma maneira de agilizar o atendimento ao morador. Atualmente contamos com três agentes para esse tipo de atendimento, mas a meta é aumentar esse número gradativamente”, revelou. As motocicletas vieram graças a recursos do Ministério da Saúde.

Capezzuto ressalta que é importante a população acionar o serviço, seja para denunciar algum possível foco, seja para solicitar uma visita à própria residência, pois alguns imóveis se encontram fechados quando os agentes passam.

Vila Velha

Na cidade canela-verde, uma nova ação tem início na próxima quinta-feira: é o “Bota-fora da Dengue”. Deve ser feita pelo menos uma vez por semana nos bairros com os maiores números de casos notificados.

As comunidades vão receber a visita de uma equipe de limpeza e de agentes de endemias, que retirarão materiais que possam servir de criadouros para o mosquito. A ação começa por Santa Inês, bairro com o maior quantidade de notificações.

Fique por dentro

Casos

No Estado
São 7.110 casos entre 30 de dezembro de 2012 e 2 de fevereiro de 2013, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Desses, há 122 sob suspeita da forma grave, uma morte confirmada e cinco óbitos em investigação.
Como se prevenir

Cuidados
– Limpar o quintal e jogar fora o que não usa
– Tirar água dos vasos de plantas
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo
– Tampar tonéis, caixas-d’água e qualquer tipo de recipiente que acumule água
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas-d’água) e mantê-los sempre limpos

Sintomas

Fique atento

Febre alta; forte dor de cabeça e atrás dos olhos; perda do paladar e do apetite·, manchas e erupções, náuseas e vômitos·, tonturas·, extremo cansaço·, dor no corpo e nas articulações. O paciente deve ficar atento se a febre diminuir entre o terceiro e o quinto dia e se aparecerem sinais como sangramento, tonteira, vômito e dores abdominais. Esses sintomas podem indicar dengue hemorrágica



O que fazer
Na presença de febre e mais um ou dois sinais, deve-se procurar o posto de saúde mais próximo. É importante não se automedicar nem ficar esperando a doença passar. A hidratação também é fundamental. Por isso, é preciso beber muita água ou até mesmo receber soro na veia

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook