quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Exagerou no Carnaval? A dica agora é descansar e se hidratar

 

Fonte: SECRETARIA DA SAUDE DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO em http://www.saude.es.gov.br/default.asp

13/02/2013 - 12:00

Asscom/Sesa
Sesa

Para reequilibrar o organismo é importante descansar, tomar bastante água e se alimentar com comidas leves, preferencialmente frutas e legumes.

Carnaval é sinônimo de alegria e diversão, mas passar quatro dias na folia, com muita bebida alcoólica e noites de sono perdidas tem seu preço. Para reequilibrar o organismo é importante descansar, tomar bastante água e se alimentar com comidas leves, preferencialmente frutas e legumes. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dá as dicas para entrar em forma depois da brincadeira.

Há quem encare o Carnaval como uma maratona de diversão, provocando desequilíbrio no organismo, que se ressente. Os exageros provocam completa anarquia no equilíbrio entre sono e vigília e a pessoa depois tem dificuldade, por alguns dias, para voltar ao ritmo normal. A recuperação varia de pessoa para pessoa. Por isso é importante descansar e cuidar da hidratação do corpo.

A dificuldade inicial de se readaptar à rotina é causada por vários fatores, entre eles, está o desequilíbrio provocado no organismo quando a pessoa não adormece no período de pico de liberação do hormônio melatonina.

Esse hormônio é liberado nas primeiras horas da noite e tem seu pico às 22 horas, se a pessoa não adormece nesse período, depois ela tem dificuldade para pegar no sono. Portanto, quem fica quatro, cinco noites sem dormir no Carnaval, depois terá de encarar um período de readaptação para voltar à rotina.

Cerveja gelada e feriado prolongado podem causar efeito colateral indesejado: desidratação. É que o álcool inibe o hormônio antidiurético e isso pode provocar perda de volume de água no organismo, levando a uma queda de pressão, desmaio e até a desidratação. Por isso, é importante não esquecer de tomar água e suco entre os goles de bebida alcoólica para manter o equilíbrio eletrolítico e o bom funcionamento do coração.

Moderação é a palavra chave para curtir o Carnaval sem comprometer o organismo. Se exagerou, faça repouso e tome bastante água, água-de-coco, sucos e dê preferência às frutas e legumes. Com isso, você logo recupera o fôlego para entrar na rotina de trabalho, estudo e de exercícios físicos, que aliás, devem ser feitos o ano todo para quem quer se manter em forma.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook