sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pais de recém-nascido vivem drama à espera de vaga em hospital para cirurgia de coração

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1403109-pais-de-recem-nascido-vivem-drama-a-espera-de-vaga-em-hospital-para-cirurgia-de-coracao.html

15/02/2013 - 11h23 - Atualizado em 15/02/2013 - 12h13

 

Logo ao nascer, Flavio Scotta Junior apresentou dificuldades para respirar. Ele está internado no Hospital das Clínicas, que não faz cirurgia cardíaca em crianças

FILIPE SOUZA

Uma família passa por um drama desde a tarde desta quinta-feira (14) no Hospital das Clínicas, em Vitória. Cristina de Oliveira Silva deu à luz ao bebê Flavio Scotta Junior e, logo ao nascer, o menino apresentou dificuldades para respirar. Ao realizar os exames, os médicos diagnosticaram que o bebê tem um problema cardíaco e precisa de uma cirurgia de urgência, mas o hospital não realiza esse tipo de procedimento em crianças.

Foto: Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Desde a tarde de quinta-feira, o recém-nascido Flavio Scotta Junior está entubado em uma Utin improvisada no Hospital das Clínicas, onde aguarda uma vaga para passar por uma cirurgia em outro hospital

Após o nascimento, Flavio foi levado para uma sala onde foi montada uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) improvisada, onde permanece entubado. Na mesma sala estão outros seis bebês que nasceram pré-maturos ou apresentam outros problemas de saúde. O salão improvisado que atende as crianças foi montado porque não há mais vagas na Utin do Hospital das Clínicas.

Segundo o pai do bebê, o motorista Flavio Scotta, 43 anos, o Hospital das Clínicas afirmou que o Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) e o Hospital Infantil de Cachoeiro do Itapemirim são referências em cirurgia de coração de recém-nascidos, mas não possuem vagas. "O Hospital está nos atendendo muito bem, percebo que estão fazendo o que podem, mas eles não fazem a cirurgia e temos que ficar esperando", disse Flavio.

A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas informou que o recém-nascido precisa de uma cirurgia de urgência por conta de uma cardiopatia. Segundo a assessoria, um requerimento já foi enviado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), no qual foi solicitada uma vaga em um hospital para a criança passar pelo procedimento cirúrgico. O hospital ainda destacou que a criança está recebendo todos os cuidados necessários.

Em nota, a assessoria de comunicação da Sesa informou que a Central de Regulação de Internação está providenciando a vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook