quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

População de Vila Velha/ES reivindica a reabertura do Hospital dos Ferroviários

 

Fonte: SÉCULO DIÁRIO em http://www.seculodiario.com/exibir.php?id=4955&secao=13

Com o fechamento da unidade, mais de 400 pessoas deixam de ser atendidas

Flávia Bernardes

14/02/2013 16:59 - Atualizado em 14/02/2013 18:17

A população de Vila Velha quer a reabertura do Hospital dos Ferroviários, fechado na última sexta-feira (8). O hospital, que fica em São Torquato, atendia cerca de 400 pessoas por dia. O vereador Duda da Barra (PMDB), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara, é um dos que lutam pela reabertura da unidade. 

Ele afirma que o Estado encerrou o convênio com o hospital no ano passado. Sem o repasse, a direção da unidade alegou que não tinha mais como manter o atendimento. O vereador não de conforma. E diz que tem recebido pedidos da população que exige a reabertura da unidade. “Não podemos cruzar os braços para a importância deste fato. Este hospital atendia todo o Estado e oferecia serviços de referência”, protestou o vereador. 

Fundado em 7 de outubro de 1918, a Associação Beneficente dos Ferroviários da Estrada de Ferro Vitória a Minas, popularmente conhecida como Hospital dos Ferroviários, era segundo o vereador Duda da Barra, mantido pela Vale, que contribuía aleatoriamente com recursos e equipamentos e por convênios com a Prefeitura de Vila Velha e governo do Estado.

Atualmente, o hospital recebia cerca de R$ 500 mil do governo federal e outros R$ 900 mil do Estado para manter os serviços, mas o convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) foi encerrado no ano passado e o Estado decidiu não renová-lo. 

De acordo com a Sesa, uma auditoria realizada pelo governo detectou inconformidades na aplicação das verbas, o que impossibilitou a renovação do convênio. 

No hospital eram realizados em média seis mil consultas por mês e 40 cirurgias por dia. A instituição também era referência em cirurgia buço-maxilo-facial, no tratamento de pacientes crônicos, no setor de tratamento avançado de feridas e de diabéticos. 

Segundo Duda da Barra, uma reunião vem sendo articulada entre Prefeitura de Vila Velha, governo do Estado e Vale para discutir a reabertura do hospital. 

Além dos atendimentos médicos, com o fechamento também ficam inativos os projetos sociais desenvolvidos pelo hospital, como é o caso da Associação Cultural Esportiva (Acesa), projeto social realizado em comunidades carentes.  

Desde 2006 o fechamento do Hospital dos Ferroviários vem sendo anunciado. Em 2007, a Câmara de Vereadores de Vila Velha também mobilizada para tentar evitar o fechamento da unidade. Na ocasião, a direção do hospital informou que a entidade, que é filantrópica, não recebia recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), e por isso, vários serviços vinham sendo suspensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook