quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Com aumento da dengue, Sesa alerta para febre e orienta hidratação

 

Fonte: SECRETARIA DE SAUDE DO ESPÍRITO SANTO em http://www.saude.es.gov.br/default.asp

14/02/2013 - 09:32

Asscom/Sesa
Sesa

Chá, suco, soro caseiro e principalmente água são indicados para fazer a hidratação de pessoas com dengue.

O aumento de pessoas acometidas pela dengue em janeiro deste ano já é 127% maior se comparado ao igual período de 2012 (7.110 casos contra 3.125). Por isso, além da prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta que este é o momento para ficar atento aos sintomas da doença, sobretudo a febre. Em caso de suspeita, a orientação é começar a hidratação ainda em casa, antes de procurar o serviço médico.

O aumento da temperatura do corpo é um dos principais sinais. Quando associado à dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas do corpo, o paciente já pode ser considerado um caso suspeito de dengue clássica.

A constatação da febre pode ser feita ainda em casa, basta usar um termômetro e deixá-lo debaixo da axila por três minutos. Se marcar acima de 38º, trata-se de um quadro febril. Nesse caso, o paciente deve procurar uma unidade de saúde municipal mais próxima da residência e relatar o que sente para o médico.

Hidratação

Mas, de qualquer forma, os cuidados já podem começar com surgimento dos primeiros sinais e sintomas. Como uma das características da doença é deixar o corpo desidratado, a ingestão de bastante líquido deve ser iniciada ainda em casa, antes do atendimento médico, para evitar o agravamento do quadro de saúde.

Além de soro caseiro (dissolver duas colheres de sopa de açúcar e uma colher - de café - de sal em um litro de água) a pessoa com suspeita de dengue pode beber sucos e chás. A quantidade varia de acordo com o paciente e com a fase da doença, mas o mínimo é de dois litros por dia no início.

Assim que as medidas forem adotadas, a orientação é procurar o serviço médico. Mesmo depois, o processo de hidratação deve ser continuado. Para saber se está funcionando, basta observar a cor da urina: se estiver clara é sinal que está menos concentrada e que a ingestão de líquido está surtindo efeito.

Fim da febre

Poucos sabem, mas o fim do quadro febril pode não significar necessariamente a melhora do paciente. Quando a temperatura do corpo volta ao normal é preciso ter atenção redobrada, pois é nesse momento que podem surgir as manifestações graves da doença.

Do cessar da febre até as 48 horas seguintes, quando já não se dá tanta importância ao caso, podem surgir sintomas da forma grave, como irritabilidade, sonolência, vômitos que não param, forte dor abdominal, tonteira, desmaio. O paciente também não sente vontade de urinar.

Por isso, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que o paciente compareça ao serviço médico para ser reavaliado logo após o fim da febre.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook