quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fique de olho: veja como aliviar o cansaço do “monitor”

 

Fonte: BLOG DA SAÚDE em http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2013/01/28/muito-tempo-na-frente-do-computador-tablet-e-smartphone-nem-pisca-e-desgasta-as-corneas-sabia-veja-como-aliviar-isso/

Imagem: Inmagine

Uma pessoa concentrada na leitura reduz em até 80% o volume de piscadas

Um dia desses recebi um release do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) que dizia “Tecnologia invade agenda do estudante e pede novos hábitos”. Prestei muita atenção ao texto e, depois de ler, percebi que não havia piscado nenhuma vez até chegar às últimas linhas. Essa era justamente a pauta.

Segundo o oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Mário Jampaulo, uma pessoa concentrada na leitura reduz em até 80% o volume de piscadas. Normalmente, as pessoas piscam entre 20 e 25 vezes por minuto.

“Durante uma leitura atenta, não é raro que pisquemos apenas 4 a 5 vezes no mesmo período. Esta alteração leva ao desgaste da superfície ocular, a córnea, que fica superexposta, sem lubrificação o que leva ao cansaço visual, ardência e vermelhidão”, comenta o oftalmologista.

Olhos vidrados no computador, tablets, smartphones, videogame etc causam a fadiga ocular e isso pode ser constatado por sintomas como náuseas, cefaleia, enjoo e redução também da competência para a leitura.

Outros fatores: luz, óculos vencidos e excesso de leitura

Preste atenção também a outros fatores que podem contribuir para essa fadiga ocular, além do tempo de exposição frente à telinha iluminada, como a má correção visual, óculos vencidos, a má iluminação (ou excesso) no ambiente e o tempo/carga que se dedica lendo e escrevendo.

Dicas para não cansar a visão

Jampaulo orienta: para cada 50 minutos de atividade em frente ao computador, deve-se parar por três minutos, aproximar-se de uma janela e olhar para longe para que a musculatura intrínseca do olho (ciliar) descanse e exerça com a maior qualidade sua função fisiológica.

  • Observe se a iluminação do local de estudos ou do trabalho está adequada e se a vista está confortável para a leitura;
  • Tente aproveitar ao máximo a iluminação natural, pois é mais confortável e ideal;
  • No caso de iluminação artificial, é aconselhável que a lâmpada esteja na distância aproximada de 50 centímetros de altura do local de uso para leitura, sendo que a luz deve incidir pelo lado contralateral à mão que escreve. Nesta posição, 60 watts de potência na lâmpada são suficientes para iluminar o ambiente de leitura de forma adequada.

Além de todas essas dicas, lembre-se de consultar regularmente um oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook