quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vacina pode prevenir metade dos casos de herpes em adultos mais velhos

 

publicado em 17/04/2013 às 09h00:00

 

Estudo revela que imunização é eficaz na prevenção do herpes zoster e da neuralgia pós-herpética em pessoas com mais de 65 anos

A vacina para prevenir o herpes pode reduzir a infecção pela metade em pessoas mais velhas e também evitar a complicação dolorosa da neuralgia pós-herpética, de acordo com pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine, nos EUA.

Herpes zoster, causada pela reativação do vírus da varicela-herpes zoster, que também causa a varicela, é uma infecção de uma área do nervo que provoca uma erupção vesicular da pele. A doença afeta principalmente adultos com mais de 50 anos de idade e pode levar a neuralgia pós-herpética, onde a dor do nervo dura mais de três meses após o desaparecimento da erupção.

O pesquisador Sinéad Langan e seus colegas estudaram os registros de 766.330 pacientes nos EUA com 65 anos ou mais, entre 2007 e 2009. Durante o período de estudo, quase 13 mil participantes desenvolveram herpes zoster.

Os resultados mostraram que a vacina reduziu a taxa de herpes zoster em 48%, ou seja, cerca de metade dos indivíduos vacinados desenvolveram telhas em comparação com aqueles que não foram vacinados.

Os pesquisadores também descobriram que a eficácia da vacina foi de 59%contra a neuralgia pós-herpética. No entanto, a vacina foi menos eficaz contra herpes zoster em idosos com comprometimento do sistema imune.

"Este estudo demonstra a eficácia da vacina contra herpes zoster para evitar a doença e a complicação da neuralgia pós-herpética em uma população geral de mais de 65 anos. O herpes zoster é uma condição muito dolorosa e é complicada por dor grave e prolongada, particularmente em indivíduos mais idosos. Nossos resultados devem ser levados em consideração por aqueles que desenvolvem políticas públicas", afirma Langan.

Apesar da eficácia da vacina, os pesquisadores descobriram que a absorção nos EUA foi extremamente baixa, com apenas 3,9% dos participantes sendo vacinados.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook