terça-feira, 16 de abril de 2013

Animais ajudam na recuperação de pacientes com depressão

 

Batizada de coterapia, tratamento consiste em aproveitar o carinho animal para se reconectar à vida

14/04/2013 - 16:50

Jornal A Cidade - Raquel Santana


Moises Schini / Tribuna Impressa

Ana e a tartagura Zoe: ajuda pra lá de especial a fim de superar uma separação traumática (Foto: Moises Schini / Tribuna Impressa)

A psiquiatra Fátima Victório foi uma menina bastante doente. Com 6 anos, em uma de suas inúmeras visitas ao médico, foi-lhe recomendado um bicho de estimação. Desde então, ela percebeu o quanto a troca afetiva com os animais influenciaria sua saúde física e mental. Levou a experiência para dentro do consultório e, hoje, trabalha a chamada coterapia em pacientes depressivos.

Geralmente, ela faz a coterapia com os pacientes que já possuem algum animal de estimação. “Não vendo e nem mando comprar animais. Mas, se o paciente já possui um, faço com que ele perceba que o bicho é a ponte afetiva para se reconectar com a vida”, explica. E é a partir dessa percepção que a conexão se estabelece.
O termo coterapeuta, assim como a terapia assistida por animais, teve origem em meados da década de 50, com a psiquiatra Nise da Silveira – médica que sempre enfatizou a importância do contato afetivo e da expressão criativa para a recuperação das pessoas.

A psiquiatra percebeu a possibilidade de tratamento ao observar como um paciente melhorou quando lhe foi dada responsabilidade de cuidar de uma cachorrinha abandonada no hospital. “Eles só ajudam se realmente a troca for efetiva”, complementa.

E, dependendo do diagnóstico, determinado animal funciona melhor que outro. Em casos como a esquizofrenia, por exemplo, o gato pode auxiliar de uma maneira diferente do cão: ele não é carinhoso como o cachorro, mas respeita o silêncio do dono apenas fazendo companhia.

“Independente do que se possa sentir por eles, os animais sempre nos dão afeto de forma incondicional”, lembra.
Veja a reportagem completa na versão online da edição impressa.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/noticias/saude/NOT,2,2,835554,Animais+ajudam+na+recuperacao+de+pacientes+com+depressao.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook