segunda-feira, 15 de abril de 2013

Enfermeiros portugueses em segundo lugar na lista dos que chegam ao Reino Unido

 

Enfermeiros portugueses em segundo lugar na lista dos que chegam ao Reino Unido

 

Nível de formação dos enfermeiros portugueses é considerado dos melhores da Europa

12 de abril de 2013 - 09h21

O número de enfermeiros portugueses a chegar ao Reino Unido cresceu quase 40 vezes nos últimos seis anos, tornando-se na segunda nacionalidade estrangeira com mais novas inscrições na ordem profissional britânica.

Desde 01 de abril de 2012 até 19 de março deste ano inscreveram-se 773 enfermeiros portugueses no Nursing and Midwifery Council (NMC), que regula o acesso à profissão no país, enquanto em 2006/07 tinham-se registado apenas vinte.

Os números oficiais foram obtidos pelo portal Diáspora dos Enfermeiros a pedido de um dos fundadores e responsáveis, Nuno Pinto, que considera que os portugueses se tornaram num "filão" a explorar.

"Somos quase diamantes porque o nosso nível de formação está entre os melhores da Europa e, por consequinte, quando chegamos a qualquer país, temos uma capacidade de adaptação grande. A nossa postura profissional e nível de conhecimentos técnicos e teóricos são bastante bons, comparando com outras nacionalidades", explicou à agência Lusa.

Os enfermeiros portugueses têm também beneficiado das restrições impostas pelo governo de coligação entre liberais e conservadores aos profissionais extra-comunitários.

"Somos os novos filipinos", ironizou, a propósito dos milhares de enfermeiros que chegaram daquele país do sudeste asiático nas décadas anteriores devido à boa formação profissional e linguística.

"Também chegam muitos espanhóis e italianos, mas nós falamos melhor inglês e estamos mais bem preparados", garante.

De acordo com informações do NMC, em 2006/07, quando começaram a surgir estrangeiros nas tabelas de inscritos, os portugueses estavam no 17º lugar.

As inscrições foram duplicando quase a cada ano e desde 2011/12 que Portugal ocupa o segundo lugar na tabela de inscrições de enfermeiros estrangeiros, atrás da Roménia e, este ano, depois da Espanha.

Nuno Pinto, que é especialista em cuidados intensivos e chegou há sete anos, criou o portal Diáspora dos Enfermeiros para tentar responder aos muitos pedidos de informação que recebia.

Além de informações práticas sobre como abrir uma conta bancária, a obtenção do número fiscal ou a procura de alojamento, tem elementos mais específicos sobre a procura de emprego, a inscricão na ordem de enfermeiros britânica ou conselhos para entrevistas de emprego.

O Reino Unido é atualmente o destino mais popular para os enfermeiros portugueses, admite, mas há outros países com interesse crescente, como Nova Zelândia, Austrália, EUA, Médio Oriente e Singapura.

"Há pessoas que voltam a Portugal por causa de laços familiares, mas a maioria fica", refere, fundamentando: "Antes vinham por convicção, agora é por falta de opção".

Lusa

Fonte: http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/enfermeiros-portugueses-em-segundo-lugar-na-lista-dos-que-chegam-ao-reino-unido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook