quarta-feira, 17 de abril de 2013

A saúde bucal do trabalhador

 

Posted fevereiro 28th, 2013 in Odontologia, Odontologia do Trabalho, Qualidade de Vida, Saúde Bucal by Marcos Renato

trabalho 1024

A prática tem nos demonstrado o papel fundamental que o cirurgião-dentista do Trabalho exerce na saúde e na qualidade de vida do trabalhador.

Os trabalhadores do setor do agronegócio, que em nossa região são a maioria dos que frequentam nossa clínica, são advindos principalmente da região nordeste do país.

A triste realidade é que estas pessoas que correm em busca de um trabalho que lhes dê condições de sobrevivência para si e suas famílias e movem o progresso, contribuem para com a economia do país e os sucessivos recordes na balança comercial, elevando nossas exportações de commodities, infelizmente encontram-se em péssimas condições de saúde bucal.

Esquecidos pelo Estado, que deveria por lei prover as condições mínimas de saúde, de acordo com nossa Constituição, esta classe trabalhadora que, em nenhum momento de sua vida pregressa, teve contato com um cirurgião-dentista, encontra-se em condições deploráveis em se tratando de saúde bucal.

A maioria destas pessoas, que estão na faixa etária de 30 a 40 anos, nunca sequer visitou um cirurgião-dentista, chegam ao consultório com uma demanda de tratamento curativa reprimida ao longo de toda a sua vida, bem como carecem de orientação de higiene bucal e cuidados preventivos.

Encontramos uma grande parcela de trabalhadores, por exemplo, com necessidade de extração de vários elementos dentários, de restos radiculares, muitas cáries, alto índice de gengivite e periodontite, devido à enorme quantidade de tártaro, problemas graves de oclusão e extrações prematuras que dificultam a confecção de prótese, devido à extrusão dos elementos dentários antagonistas.

A indagação que fazemos neste caso é: como é que um trabalhador pode exercer suas atividades, desempenhar sua função plenamente nestas condições?

A simples detecção e diagnóstico, assim como o encaminhamento para tratamento e as orientações quanto à preservação da saúde bucal que se fazem necessárias no ato do Atestado de Saúde Ocupacional Odontológico (ASO – O) são apenas uma das funções que por si só justificam a Especialidade, a presença do cirurgião-dentista do Trabalho inserido na Equipe de Saúde e Segurança do Trabalhador das empresas.

O caráter social da Odontologia do Trabalho na detecção e no diagnóstico das lesões, que interferem diretamente na saúde bucal e geral do trabalhador, bem como da manutenção da saúde bucal, da melhoria da qualidade de vida destes profissionais se faz premente.

A mudança de hábitos proporcionada pela orientação recebida pelo trabalhador, a conscientização sobre a importância da higiene bucal e seus benefícios, podem ser sentidos ao longo dos sucessivos exames periódicos, nos quais nota-se a visível mudança que a educação em saúde é capaz de proporcionar ao trabalhador, nitidamente sentida pelo sorriso estampado no rosto.

A satisfação profissional, a sensação do dever cumprido, o estímulo ao trabalhador transformado em qualidade de vida e saúde bucal nos mantém motivados a lutar pela Odontologia do Trabalho. A diminuição do absenteísmo por causas odontológicas, devido a estes fatores, faz-se sentir no dia-a-dia das empresas.

O investimento em saúde bucal e a qualidade de vida proporcionada pela Odontologia do Trabalho refletem diretamente no aumento da produtividade, na minimização de acidentes de trabalho, pois trabalhador saudável e com a autoestima elevada trabalha mais motivado, trazendo lucros para a empresa.

Pensem nisso!

marcos 1024
Marcos Renato dos Santos
Especialista em Odontologia do Trabalho. Presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho, seccional Mato Grosso – ABOT-MT.
marcos_r_santos@hotmail.com

Fonte: http://www.odontomagazine.com.br/2013/02/28/a-saude-bucal-do-trabalhador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook