quarta-feira, 17 de abril de 2013

Casos de coqueluche aumentaram 97% em um ano

 

Alerta para que profissionais de saúde fiquem atentos aos sintomas foi feito pelo MS

__________________________________________

Da redação do Jornal da Saúde
com informações do jornal O Dia

O número de casos de coqueluche no Brasil aumentou 97% no ano passado. A doença causada por uma bactéria é transmitida pela saliva. A única forma de prevenção é a vacina.

O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde. A doença, que tinha incidência decrescente desde 1990, teve 4.453 pacientes com a doença confirmada em 2012, com 74 mortes. ara ajudar a diminuir esses números, o órgão pediu que profissionais de saúde fiquem atentos aos sintomas, solicitando exame para confirmação da infecção, e vai vacinar gestantes ainda este ano, já que bebês só podem receber a vacina depois de dois meses. A expectativa é imunizar 4 milhões de grávidas e, com isso, possibilitar que os bebês já nasçam com os anticorpos contra a doença.

Causada pela bactéria Bordetella pertussis, a coqueluche é transmitida principalmente pelo contato com gotículas de secreção eliminadas ao tossir, falar e espirrar. Os primeiros sintomas são tosse forte, catarro, febre baixa e falta de apetite. Principalmente nas crianças e nos idosos, a doença pode evoluir para quadros graves com complicações pulmonares, neurológicas, hemorrágicas e desidratação.

A estratégia de prevenção da coqueluche atualmente é baseada na imunização de crianças. São três doses da vacina pentavalente, aplicada desde os dois meses de idade. A última dose é tomada aos oito meses.

Ainda não foi possível concluir as causas desse aumento, mas desde 2010 mais casos vem sendo registrados também nos Estados Unidos e Europa e, com a circulação de turistas, a bactéria tende a se espalhar.

Informações de artigo da subsecretária de Vigilância de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Hellen Myamoto

Fonte: http://www.canal.fiocruz.br/destaque/index.php?id=1221

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook