sexta-feira, 19 de abril de 2013

Simpósio vai abordar o avanço do Álcool e Drogas na sociedade

 

Qui, 18 de Abril de 2013 12:39

SES/PI

O consumo de álcool e drogas virou questão de saúde pública no Brasil. O problema só aumenta e não importa a idade. O início de jovens e até mesmo crianças no vicio é cada vez mais precoce. Para discutir o tema e apontar perspectivas para dar um basta nessa realidade, a Secretaria de Estado da Saúde e parceiros como a Polícia Militar e Detran, realiza de 24 a 26 de abril, o Simpósio Álcool e Drogas na Contemporaneidade no Brasil e no Mundo. A abertura oficial do evento acontece no dia 25, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no entanto, as atividades já começam no dia anterior no auditório do DETRAN.

Temas como acidentes de trânsito e consumo de álcool, o alcoolismo na perspectiva da saúde pública, a situação do crack no Brasil e o avanço da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) serão abordados no Simpósio. “O grande problema a ser enfrentado atualmente pela saúde pública é o avanço das drogas, e isso inclui o álcool. Por isso, a tamanha importância desse evento, que traz a Teresina o Doutor José Mauro Braz de Lima, referência em todo o Brasil e até no exterior sobre o assunto”, diz o secretário de saúde, Ernani Maia.

José Mauro Braz de Lima é doutor em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado em Neurociência pela Universidade de Paris. Atualmente é coordenador geral do Programa Acadêmico de Álcool e Drogas (CEPRAL) e do Programa Acadêmico sobre

Doenças do Neurônio Motor/Esclerose Lateral Amiotrofica (ELA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
“Participarão do evento diversas entidades ligadas diretamente a problemática das drogas e do álcool. Na ocasião vamos lançar uma campanha de conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal, tema ainda desconhecido por muitos profissionais”, explica o secretário.

Caminhada marca lançamento de campanha
Antes da abertura oficial do Simpósio no dia 25 de abril, uma caminhada marca o lançamento da campanha de conscientização sobre a Síndrome

Alcoólica Fetal (SAF). A concentração acontece no Palácio de Karnak, às 8h. Na ocasião, o palácio do governo será abraçado pelos participantes, que seguem pela Avenida Frei Serafim até o Hospital Getúlio Vargas, onde acontece a solenidade, com a presença do governador Wilson Martins.

O que é a SAF?

De acordo com o Doutor José Mauro Braz de Lima, o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez representa um dos mais sérios riscos para saúde física e mental das crianças e adolescentes, respondendo por prevalentes quadros de déficit mental e distúrbios de comportamento, além de malformações congênitas, sobretudo craniofaciais caracterizadas por microcefalia, microftalmia, retrognatismo, baixo peso e baixa estatura ao nascer, configurando, assim, a chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

“No Brasil a SAF representa, sem dúvida, um das mais preocupantes questões da Saúde Materno-Infantil, sobretudo diante do preocupante aumento do consumo de álcool, notadamente de cerveja, registrado nestas duas últimas décadas quando nos tornamos um dos maiores produtores de bebidas alcoólicas do mundo. Vale observar que o Brasil passou a ser o terceiro maior produtor (e consumidor) de cerveja do mundo, ultrapassando a Alemanha, ficando atrás apenas da China e dos EUA”, explica o doutor.

A Sesapi encaminhará para as unidades de saúde do todo o estado, cartazes alertando para o perigo do álcool durante a gravidez. O evento contará ainda com uma visita ao Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS), da Policia Militar.

IMPORTANTE: O Dr José Mauro Braz de Lima estará disponível para a imprensa na quarta-feira durante todo o período da tarde. Agendamento pelo telefone 8802-9604.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook