sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sensor implantado dentro do corpo monitora saúde dos pacientes 24 horas por dia

 

10/05/2013 às 06h30:00

Tecnologia SPHERE mede alterações nos movimentos, dieta, peso, humor e ritmo cardíaco dos usuários para detectar doenças

Cientistas britânicos criaram um sensor que pode ser implantado no corpo para detectar quando uma pessoa fica doente. A tecnologia fornece uma nova forma de monitorar a saúde de uma pessoa ao detectar alterações em movimentos, hábitos, dieta, peso, humor e ritmo cardíaco.

O novo "assistente de saúde digital" pode usar os dados para detectar se uma pessoa está doente e envia automaticamente um alerta para o médico ou familiar.

Segundo os cientistas, ele pode identificar se o usuário está tomando a medicação correta e reconhecer os sintomas de um acidente vascular cerebral, monitorando movimentos não usuais do corpo ou expressões faciais.

A ferramenta pode ser instalada em uma variedade de locais, incluindo a casa, roupas ou joias, ou mesmo implantada no organismo.

O sistema SPHERE, Plataforma Sensor de Saúde em Ambiente Residencial, projetado por uma colaboração entre pesquisadores da Universidade de Bristol, Southampton e Reading, no Reino Unido, pode fornecer cuidados automáticos 24 horas por dia.

"SPHERE vai tentar enfrentar os desafios do mundo real através do desenvolvimento de uma tecnologia prática para monitorar a saúde das pessoas no ambiente doméstico, visando problemas de saúde como obesidade, depressão, acidente vascular cerebral quedas, doenças cardiovasculares e musculoesqueléticas", afirma o pesquisador Ian Craddock.

O novo implante SPHERE também pode monitorar a frequência cardíaca de um paciente e enviar um alerta de emergência se ele se torna subitamente doente.

A equipe espera que, uma vez que os sistemas forem desenvolvidos de forma suficiente, eles sejam testados em todo o Reino Unido.

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34837/ciencia-e-tecnologia/sensor-implantado-dentro-do-corpo-monitora-saude-dos-pacientes-24-horas-por-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook