quarta-feira, 8 de maio de 2013

Número de casos de dengue cai em todo o Brasil

 

 

Apesar da redução, Ministério da Saúde alerta que o combate ao mosquito deve continuar

___________________________________

da redação do Jornal da Saúde

Com o fim do verão, o número de casos de dengue diminuiu no mês de abril em todo país. Mesmo assim, o Ministério da Saúde alerta que as ações de prevenção à doença devem continuar durante todo o ano.

A redução foi constatada nas três primeiras semanas do mês de abril, em comparação ao mesmo período do mês de março. Os dados constam no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualizado até o dia 20 do último mês.

De acordo com o boletim epidemiológico, neste ano, o  pico da transmissão da dengue ocorreu na primeira semana de março, quando foram registrados 84.122 casos da doença. A partir deste período, houve uma redução progressiva da doença, com o registro de 35.351 casos na segunda semana de abril, o que representa uma redução de 58%. Essa tendência é observada em todas as regiões que tiveram transmissão intensa da dengue durante o ano. No Centro-Oeste, que tem a sazonalidade antecipada, o pico da transmissão ocorreu antes, na última semana de  janeiro.

Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, é importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. "É essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias. Não podemos relaxar no combate ao mosquito. A prevenção precisa ser mantida durante todo o ano”, recomendou.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor de cabeça - algumas vezes mais localizada no fundo dos olhos - e dores nas articulações. Se a pessoa com a doença apresentar dores abdominais e vômitos persistentes, deve buscar imediatamente um serviço de saúde porque estes são sinais de agravamento.

O paciente com suspeita de dengue não deve tomar remédios que tenham em sua composição o ácido acetilsalicílico, como a Aspirina. A recomendação é que a pessoa se hidrate com água, sucos e água de coco.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

Canal Saúde / Fiocruz
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ. CEP 21040-900
Telefax: 55 (21) 3194-7700 | 0800 701 8122 | canal@fiocruz.br

O Projeto Canal Saúde é produzido pela Coopas Multimagens

Creative Commons License

Canal Saúde by Fundação Oswaldo Cruz is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.canalsaude.fiocruz.br.

Fonte: http://www.canal.fiocruz.br/destaque/index.php?id=1275

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook