quinta-feira, 9 de maio de 2013

ESPÍRITO SANTO: estado sedia pesquisa inédita sobre saúde

 

05/05/2013 - 14h51 - Atualizado em 09/05/2013 - 00h43

 

360 moradores ajudarão a verificar ocorrência de hipertensão, obesidade, diabetes e doença renal

PRISCILLA THOMPSON | ppessini@redegazeta.com.br

Foto: Vitor Jubini

Vitor Jubini

O professor José Geraldo Mill coordena a pesquisa

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vão percorrer bairros de Vitória e da Serra para dar início, na próxima semana, a uma pesquisa inédita no país. Trata-se de um estudo preliminar à Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Ministério da Saúde sobre doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e doença renal.

Nesta etapa, 360 moradores de Vitória, com idades entre 18 e 69 anos, serão selecionados para fazer exames de sangue, urina, pressão arterial, eletrocardiograma e bioimpedância (que identifica a quantidade de gordura presente no corpo). Os dados vão ajudar a elaborar as ferramentas necessárias para analisar as informações que serão coletadas pela PNS em 500 municípios do país, a partir de julho.
A escolha dos participantes será por sorteio, feito a partir de uma amostra domiciliar, explica o coordenador da PNS no Estado, o professor José Geraldo Mill. “Nossas equipes vão à casa das pessoas para convidá-las. Os voluntários podem contribuir para a melhoria das ações em saúde no país , além de saber como está a sua própria saúde”, diz.

Escolha

Mill explica que a equipe da Ufes foi escolhida para elaborar a primeira etapa da pesquisa devido à experiência desenvolvida em outro estudo: “O projeto Monica, realizado em 2000 com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tinha uma metodologia semelhante. Mas é a primeira vez que esse estudo será feito em âmbito nacional.”

Diferentemente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), as informações sobre obesidade e hipertensão serão fornecidas por exames e não por declaração dos entrevistados, frisa Mill.
A expectativa é de que a coleta dos dados seja concluída em agosto e que os resultados sejam divulgados no final do ano. A partir de julho, a PNS será feita com 25 mil adultos em 500 municípios do país, incluindo outras cidades do Estado.

Entenda

Voluntários

360 moradores de Vitória, com idades entre 18 e 69 anos, serão selecionados para o estudo preliminar da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde. Deverão passar por exames de sangue, urina, pressão arterial, eletrocardiograma e bioimpedância (para medir a gordura corporal), além de responder a um questionário. Os custos são pagos pela pesquisa

Bairros

Os primeiros bairros a receberem os pesquisadores serão Maria Ortiz, Jardim Camburi e Jardim da Penha, na Capital, e Bairro de Fátima, na Serra. Os dados serão coletados até agosto, e cada participante receberá os resultados de seus exames. Os pesquisadores estarão identificados com uniforme da pesquisa, crachá e bolsa

Amostra

A coleta de dados será feita em 25 mil adultos do país. Futuramente, outros municípios do Estado também serão incluídos

Fonte: A Gazeta

Fnte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook