quarta-feira, 8 de maio de 2013

ES: cresce número de focos da dengue nas residências de Vila Velha

 

 

Segundo a Coordenadoria da Vigilância Ambiental, o número de focos triplicou

Flávia Bernardes

07/05/2013 16:25 - Atualizado em 08/05/2013 10:21

De acordo com o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o número de focos do mosquito que causa a dengue triplicou no município de Vila Velha. Dos imóveis visitados, 3,5% apresentam casos de infestação pelo mosquito. Entre os três bairros com maior número de focos estão Barra do Jucu e Normília.

De acordo com o LIRAa, a Barra do Jucu lidera o índice de focos em residências com 17%  e Normília segue em segundo lugar, com 14,70% dos focos. 

No Centro de Vila Velha estão 9,42% dos focos encontrados em residências, alertou a prefeitura do município. 

De acordo com o Ministério da Saúde, essa é uma situação de alerta. E é preciso que a população se conscientize disso. 

A prefeitura de Vila Velha também chama a atenção da sociedade para que cuidem de seus quintais e ressalta os tratamentos utilizados pela administração para combater a dengue: aplicação de larvicida nos depósitos onde são encontradas larvas do mosquito; aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos situados em pontos estratégicos, por meio de aspersor manual e o uso do termonebulizador, específico para matar o culex (pernilongo), que é criado em fossas e valas.

De outro lado, a população também se queixa do poder público. Cobram a visita periódica dos agentes da dengue nas residências. Ressaltam que enquanto uns cuidam do seu quintal, outros precisam da conscientização por parte do poder público, o que não vem sendo feito com freqüência. 

Entre as principais reclamações estão à ausência dos agentes nos bairros, e quando o contrário, a incompatibilidade dos horários utilizados pelos agentes para visitar a população com o horário de trabalho dos moradores. 

Outra cobrança da população é pela limpeza de terrenos baldios, ou pela prefeitura ou pelos proprietários a partir de uma determinação da administração, sem isso, alegam eles, estas áreas continuarão sendo áreas propícias para a formação do foco da dengue. 

LIRAa

O LIRAa é uma metodologia utilizada pelo Ministério da Saúde para determinar o índice de infestação do mosquito da dengue. Para realizar esse trabalho, os bairros são divididos em 19 estratos (grupos de bairros). Então é feito um sorteio por um programa de computador indicando quais imóveis receberão novamente a visita dos agentes de combate a dengue, que verificam se existem ou não focos de mosquito nessas residências. A visita é feita em 20% dos imóveis localizados em cada estrato.

Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=6320&secao=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook