segunda-feira, 25 de março de 2013

GO: Comitê da Dengue avalia ações para prevenção e combate à doença

 

Fonte: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=158806

25/03/2013

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), realiza nesta terça-feira, 26 de março, mais uma reunião do Comitê Estadual contra a Dengue. O encontro, previsto para 9 horas, acontecerá no auditório do Batalhão de Salvamento de Emergência do Corpo de Bombeiros, no Setor Aeroporto – Goiânia-GO.

Instituído por meio de decreto assinado em fevereiro de 2011 pelo governador Marconi Perillo, o Comitê Estadual contra a Dengue é composto por representantes de instituições e entidades ligadas direta e indiretamente à saúde. O grupo reúne-se mensalmente com o objetivo de articular, acompanhar e avaliar as ações de educação em saúde e de mobilização social para o combate à dengue em todo o Estado de Goiás.

Neste ano, cada uma das reuniões mensais está sendo coordenada por uma entidade ou instituição que integra o comitê. O encontro de amanhã está sob a responsabilidade da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES. Na oportunidade serão abordados os temas Situação Epidemiológica da Dengue no Estado de Goiás; Balanço Geral dos Municípios: Pontos Positivos e Entraves e Supervisões Realizadas pela Coordenação de Atenção Primária.

Números
Os últimos levantamentos feitos pela Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Não Transmissíveis da Suvisa. referentes à semana 11, até 16 de março, revelam que houve um aumento de 682,91% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2012, até a semana 11, foram notificados 9.652 casos da doença. Neste ano, no mesmo período, foram feitas 75.567 notificações em todo o Estado. A alta incidência da dengue indica a necessidade de envolvimento de todas as instituições parceiras para o incentivo e mobilização da população quanto ao desenvolvimento de ações que previnem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook