segunda-feira, 25 de março de 2013

Fiocruz vai receber visita da ministra da Saúde do Haiti

 

Fonte: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5261&sid=9

Danielle Monteiro

A ministra da Saúde do Haiti, Florence Duperval Guillaume, e representantes do Ministério da Saúde de Cuba estarão em visita técnica à Fiocruz nesta terça-feira (26/3). Coordenado pela Assessoria Internacional do Ministério da Saúde em parceria com o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), o encontro é parte da agenda da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, maior projeto de cooperação internacional brasileiro. A iniciativa foi criada em prol do fortalecimento do sistema de saúde haitiano e tem a Fiocruz entre suas participantes com ampla atuação.

 A ministra da Saúde do Haiti, Florence Duperval Guillaume

A ministra da Saúde do Haiti, Florence Duperval Guillaume

O coordenador do Cris, Paulo Buss, destaca que a visita da ministra confirma a importância da cooperação em saúde, a qual, segundo ele, é uma das parcerias mais importantes lideradas pelo governo brasileiro. “No encontro, faremos uma avaliação das iniciativas já implantadas e uma projeção desse trabalho em conjunto com vistas à qualificação do sistema de saúde haitiano, de forma a deixar uma herança sustentável e de qualidade naquele país”, afirma.

No encontro, que vai contar com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e de outros gestores da Fundação, será feita uma apresentação sobre a história e as atividades da instituição além dos eixos estruturantes da cooperação sob responsabilidade da Fiocruz. A ministra aproveitará a oportunidade para fazer uma visita ao programa de atenção primária em área urbana do projeto Teias, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. A iniciativa permitiu a oferta de diversos serviços de saúde – entre eles, equipes de saúde da família, consultório de rua voltado para usuários de drogas e clínica da família – aos 40 mil moradores de Manguinhos. Além da Fundação, Florence também vai visitar os serviços de atenção primária à saúde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na região de Manguinhos.

A agenda da Cooperação Tripartite também vai incluir a reunião do Comitê Gestor Tripartite, realizada mensalmente com todos os participantes da parceria para a definição de seus próximos passos. A cooperação completa três anos desde a assinatura de seu memorando de entendimento, em uma resposta articulada de ajuda humanitária em decorrência do terremoto ocorrido em 2010. Durante sua estadia no país, Florence também vai participar do seminário Cooperação Sul-Sul em Saúde no Haiti, que será realizado em Brasília. Coordenado pelo Ministério da Saúde, o evento apresentará as conquistas alcançadas pela cooperação e aprofundará o debate sobre seus desafios e perspectivas. O encontro terá a presença de autoridades e especialistas do Brasil, Cuba e Haiti, bem como de parceiros do projeto.

Cooperação Tripartite Brasil–Cuba–Haiti
Criada em 2010 para fortalecer o sistema de saúde e de vigilância epidemiológica haitianos, a Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti é formada pelo Ministério da Saúde brasileiro sob a coordenação da Assessoria de Relações Internacionais (Aisa/MS), com a participação da Fiocruz – por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), Canal Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) – e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC).

A cooperação, que desenvolve ações nos campos de assistência, vigilância sanitária, imunização e formação de recursos humanos, já acumula diversas conquistas ao longo de três anos de existência. Entre elas destacam-se o intercâmbio de profissionais haitianos no Brasil, as campanhas nacionais de vacinação contra sarampo, rubéola e pólio, seminários dirigidos a jornalistas haitianos e uma oficina de rádios comunitárias voltada a radialistas do país, além do curso de epidemiologia dirigido a profissionais de saúde dos dez departamentos sanitários do Haiti. Entre as iniciativas previstas estão a construção de três hospitais comunitários de referência, um centro de reabilitação de deficientes físicos, quatro centros de ensino técnico e profissionalizante, além das reformas de dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica e de unidades de saúde do MSPP.

Mais informações aqui.

Publicado em 25/3/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook