quarta-feira, 10 de abril de 2013

Saúde atende 612 fiéis durante a Festa da Penha

 

09 de abril de 2013 às 10h08 - Atualizado em 09 de abril de 2013 às 15h42

Texto: Emerson Cabral / Foto: Semcom


Festa da Penha 2013 -Pronto Atendimento  - Imagem: Zanete Dadalto

O trabalho da equipe de saúde que esteve de plantão durante a Festa da Penha no Parque da Prainha, no Campinho do Convento e nas ambulâncias que acompanharam as romarias, foi considerado positivo pela organização. Ao todo, 612 pessoas foram atendidas por médicos e enfermeiros, a grande maioria por apresentar alteração de pressão arterial. Somente na romaria dos homens, sábado, 105 pessoas precisaram de atendimento médico, em grande parte por hipotermia e mal estar.

Apenas dois pacientes necessitaram ser removidos para o Pronto Atendimento da Glória. O de uma senhora de 72 anos, que acompanhou a romaria dos homens desde a Catedral, em Vitória, e sofreu desmaios ao chegar à Prainha. O outro foi de um jovem de cerca de 17 anos que levou um corte no queixo durante uma queda. Tirando esses dois casos, todo o atendimento do plantão da Festa da Penha foi basicamente de alterações da pressão arterial.

Cerca de 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulâncias e outros profissionais de saúde foram convocados para atuar na Festa da Penha. Participaram desse trabalho 30 médicos, 30 enfermeiros e 58 técnicos de enfermagem.

Três tendas foram cedidas pela empresa Unimed, duas delas montadas no Parque da Prainha e a terceira no Campinho do Convento. A tenda instalada próximo à Câmara Municipal, voltada para ações de promoção em saúde, recebeu a visita de cinco mil pessoas durante a festa. A saúde disponibilizou ainda seis ambulâncias, duas delas da frota da Prefeitura e duas emprestadas pela empresa Unimed. Houve apoio de voluntários do Exército (10 homens por dia desde o início do Oitavário), da Escola de Aprendizes de Marinheiros (10 homens por dia desde a sexta-feira) e do Corpo de Bombeiros (33 homens ao longo de toda a festa).

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook