segunda-feira, 8 de abril de 2013

O que é o Teste do Olhinho?

 

Fonte: http://www.testedoolhinho.org.br/conteudo.asp?id=6

Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, é um exame simples, indolor e gratuito, que deve ser realizado ainda na maternidade em todos os bebês para diagnosticar precocemente doenças oculares graves (entre elas a catarata e o glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores e infecções) que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira.

Como é realizado o exame?

O Teste do Olhinho é feito pelo pediatra com o auxílio do oftalmoscópio (aparelho similar a uma lanterna), que produz uma fonte de luz para analisar o olho do bebê e o reflexo proveniente da retina. Se o reflexo tiver tonalidade vermelha significa que as estruturas oculares estão saudáveis. Mas se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, é preciso encaminhar ao médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo o quanto antes.

O exame está previsto por lei?

Sim. São Paulo prevê a aplicação do Teste do Olhinho em todos os hospitais e maternidades desde 2007, com a lei 12.551. O exame também é obrigatório em alguns outros Estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O que é a Amusp?

A Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo (Amusp) é uma organização não governamental que congrega as outras 35 Associações presentes em várias regiões de São Paulo. O trabalho da Amusp é feito por cooperadas,esposas de médicos ou voluntários envolvidos e consiste na promoção das potencialidades de deficientes visuais e no fortalecimento da responsabilidade socioambiental na sociedade, a partir de programas, projetos e campanhas com foco na cidadania e benefício à comunidade. A Amusp também prioriza a prevenção da deficiência visual, por meio de mobilizações e um trabalho contínuo de conscientização popular acerca da importância do Teste do Olhinho, da realização dos Testes e Aferição da Acuidade Visual e outras medidas preventivas para avaliar a saúde ocular. 

O que é a Campanha “Mamãe, Fique de Olho!”?

A campanha foi lançada em 2008 e é uma ação social para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do Teste do Olhinho. Com o apoio da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), a campanha é realizada por meio de camisetas, panfletos informativos e gibis que ressaltam os benefícios do exame e o papel das mães em exigir a aplicação do mesmo em todas as maternidades.

O que é Teste de Acuidade Visual?

Acuidade Visual é a capacidade que o olho tem de focalizar objetos próximos e distantes e, a partir disso, produzir imagens nítidas. Os exames oftalmológicos que avaliam essa capacidade e a qualidade da visão de cada indivíduo são chamados de Testes de Acuidade Visual e devem ser realizados regularmente para que possam diagnosticar problemas e erros de refração. Eles são feitos com o auxílio da Tabela de Snellen (tabela dos E’s) e do cartão oclusor. Além disso, especialistas indicam uma visita ao oftalmologista a cada seis meses e, o quanto mais cedo forem feitos, melhor.

O que é o Programa Vida Iluminada?

É um dos principais programas realizados pelas AMUs e pela Amusp. Criado em 2000, o Vida Iluminada propõe a inserção social, educacional e profissional de pessoas cegas ou com baixa visão, bem como a prevenção da deficiência visual. O programa realiza oficinas, cursos, doações de máquinas braile, dentre outras ações, a fim de transformar preconceitos em oportunidades reais de inclusão e acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook