quinta-feira, 11 de abril de 2013

Jovens afirmam que bebem, mas moderadamente

 

11/4/2013 às 09h14 (Atualizado em 11/4/2013 às 10h35)

Consumo abusivo de álcool cresceu 31,1% entre os brasileiros nos últimos seis anos

Agência Estado

Consumo abusivo de álcool cresceu 31,1% entre os brasileiros Getty Images

A estudante de Jornalismo Marina Escarminio, de 20 anos, começou a beber aos 16 — “tarde para os tempos de hoje”, segundo ela. “

— No início, eu experimentava caipirinha de saquê nas baladas. Comecei tarde, sou filha única e minha mãe sempre me segurou mais”.

Em seis anos, consumo de álcool cresce 20% no Brasil

Uso abusivo de álcool é fator de risco para o câncer
Dos 18 anos em diante, Marina passou a sair com as amigas quase todos os finais de semana. “

— Gostamos de dançar salsa. Então, fazemos rodadas de tequila.” Em geral, as doses são distribuídas ao longo da noite. “Até o final da balada fazemos três ou quatro rodadas, mas não é direto. Bebemos quando chegamos no bar, depois dançamos um pouco, depois fazemos outra. Vamos intercalando as doses entre conversas e dança.”

Jovem de 22 anos se prostitui para financiar alcoolismo
Marina, que considera seu organismo resistente à bebida, conta que chega a ingerir quatro doses de tequila em uma hora e meia — característica do chamado “beber em binge”. Quando isso acontece, diz, costuma ficar sem beber nada no resto da noite. “

— Fico nisso, não exagero. A maioria (dos amigos) continua bebendo, mas eu paro para não passar vergonha.” A estudante diz que “aprendeu a beber depois de tomar um porre” em um churrasco no último ano do ensino médio, há três anos. “Agora, quando fico tonta, eu já paro.”
O consumo abusivo de álcool cresceu 31,1% entre os brasileiros nos últimos seis anos, especialmente entre as mulheres jovens, de acordo com o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira (10) por pesquisadores da Unifsp (Universidade Federal de São Paulo).

Foram entrevistadas 4.607 pessoas com 14 anos ou mais, em 149 municípios brasileiros. Esse crescimento foi observado no chamado “beber em binge”, um indicador que demonstra quando a pessoa ingere grandes doses de álcool (4 para as mulheres, 5 para os homens) em menos de duas horas. Entre as mulheres, o aumento foi de 36% — no ano passado, metade delas bebeu dessa maneira. Entre os homens, o número subiu 29,4%.
A fotógrafa Sabrina de Souza Coelho, de 25 anos, diz que bebe tanto quanto os homens da mesa quando vai a um bar com os amigos, programa que costuma ser semanal. O fato de as mulheres estarem bebendo mais, para Sabrina, tem a ver com a conquista da independência feminina nas últimas décadas. “As mulheres estão saindo mais porque agora cada uma tem o seu trabalho e o seu dinheiro, para gastar com o que quiser”, acredita a fotógrafa.
Marina e Sabrina são dois exemplos que ilustram o aumento do consumo excessivo entre as mulheres. “Esse fato está acontecendo no Brasil de uma maneira muito rápida, da mesma forma que aconteceu na década de 1960, quando as mulheres começaram a fumar”, avalia o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, um dos autores da pesquisa que avaliou o consumo de álcool no País entre 2006 e 2012.
Marina, por exemplo, conta que já competiu com um amigo para ver quem bebia mais cerveja. Ela ganhou após tomar nove copos — o amigo parou no oitavo. Mesmo assim, ela ressalta que as mulheres ainda sofrem com a imagem negativa do hábito.

— “Me comporto. Bebo socialmente e só no final de semana”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/jovens-afirmam-que-bebem-mas-moderadamente-11042013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook