quarta-feira, 10 de abril de 2013

VILA VELHA/ES: prefeitura realiza vistoria em casas para combater a Dengue

 

09 de abril de 2013 às 17h13 - Atualizado em 09 de abril de 2013 às 17h26

Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom


Agente contra dengue  - Imagem: Sergio Cardoso

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha iniciou, nesta terça-feira (9), o 2° Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Lira), o mosquito transmissor da dengue.  A previsão é de que 8.171 imóveis sejam vistoriados nos quatro dias previstos para a realização do programa. 

“O Lira é uma técnica de trabalho prevista pelo Ministério da Saúde que nos fornece índices de maneira rápida e oportuna. Permite-nos direcionar as ações de controle para as localidades apontadas como críticas e, também, uma avaliação das atividades que estão sendo desenvolvidas, proporcionando um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis”, disse o Coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Henrique Ribeiro.

“Foi feito um sorteio, por meio de um programa de computador, no qual algumas residências de Vila Velha foram selecionadas e receberão novamente os nossos agentes. Queremos monitorar se existem ou não focos de dengue nessas residências”, completou Carlos Henrique.

Após a finalização das visitas, será possível traçar um mapa, que identificará as regiões onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor e dessa forma estabelecer ações mais direcionadas para o combate da dengue.

As casas sorteadas serão vistoriadas pelos 129 agentes de combate a dengue até a próxima sexta-feira (12). A previsão é de que até o dia 19 de abril seja divulgado o relatório dessa ação, para que sejam traçadas novas rotas ou estratégias de combate ao mosquito.

Campanha nos terminais

A equipe de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha vai apoiar esta semana uma ação de combate à dengue em terminais rodoviários. O município vai participar com estande, maquete, panfletos informativos e uma equipe fantasiada de mosquito da dengue realizando panfletagem. As ações vão acontecer no Terminal do Ibes nesta quarta-feira (09) e no Terminal de Vila Velha na quinta-feira (10), sempre das 17 às 19 horas. Esse trabalho nos terminais é promovido pela empresa Publicini.

Tratamentos utilizados pela Prefeitura de Vila Velha para combater a dengue:

Tratamento focal: Aplicação de um produto larvicida nos depósitos onde são encontradas larvas do mosquito.

Tratamento Perifocal: Consiste na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos situados em pontos estratégicos, por meio de aspersor manual, com o objetivo de atingir o mosquito adulto que pousar nesses locais na ocasião do repouso ou da desova.

Tratamento a Ultrabaixo Volume – UBV: Aplicação de inseticidas a baixíssimo volume. O uso deve ser restrito a epidemias de dengue, como forma complementar para promover a rápida interrupção da transmissão da doença.

Termonebulizador: Específico para matar o culex (pernilongo), que é criado em fossas e valas.

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/prefeitura-realiza-vistoria-em-casas-para-combater-a-dengue-3637

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook