quinta-feira, 11 de abril de 2013

PORTUGAL: médicos e enfermeiros passam a deslocar-se entre hospitais para evitar transporte de doentes

 

Médicos e enfermeiros passam a deslocar-se entre hospitais para evitar transporte de doentes

 

Medida faz parte da organização dos serviços de urgência da Administração Regional de Saúde

11 de abril de 2013 - 14h25

Os profissionais em serviço nas urgências de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a deslocar-se a outros hospitais para evitar o transporte de doentes, uma possibilidade que avançará nas áreas de cirurgia vascular e gastroenterologia, segundo fonte oficial.

A medida faz parte da organização dos serviços de urgência metropolitana de Lisboa, que está a ser levada a cabo pela respetiva Administração Regional de Saúde.

Fonte deste organismo adiantou que esta organização compreende algumas inovações, como “a possibilidade de profissionais em serviço se deslocarem a outras unidades hospitalares, obviando assim a necessidade de transportar doentes muitas vezes em condições clínicas exigentes”.

Dois centros de trauma em Lisboa

A mudança passa ainda pelo estabelecimento, no período noturno, de dois centros de trauma com capacidade para atender grandes traumatizados, uma vez que este tipo de doentes necessita da ação coordenada de todas as especialidades cirúrgicas, nos hospitais de Santa Maria e de São José.

De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, o objetivo deste processo de organização é “obter racionalização de recursos em áreas em que a casuística de atendimentos o permita, sem perturbação da qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos”.

“Este contexto organizacional vai permitir colmatar dificuldades em especialidades deficitárias na região e redirecionar recursos para a atividade programada, nomeadamente consultas médicas e cirurgias”, prossegue o esclarecimento deste organismo.

A mudança deverá entrar em funcionamento dentro de três meses.

Lusa

Fonte: http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/medicos-e-enfermeiros-passam-a-deslocar-se-entre-hospitais-para-evitar-transporte-de-doentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook