quarta-feira, 3 de abril de 2013

OMS confirma que vírus H7N9 mutou e fica mais fácil infectar humanos

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/oms-confirma-que-virus-h7n9-mutou-e-fica-mais-facil-infectar-humanos-03042013

3/4/2013 às 12h06

EFE

Genebra, 4 abr (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quarta-feira que o vírus H7N9, que até o momento só afetava aves mas que já infectou várias pessoas, mutou para a uma forma suscetível de infectar humanos. "Foi detectada uma mutação no vírus que permite que os mamíferos se infectem", disse em entrevista coletiva em Genebra Gregory Hartl, porta-voz da OMS. Indicou que "parece que a mutação aconteceu de forma que torna mais fácil que se infectem os humanos".

Segundo a agência de saúde das Nações Unidas, até o momento há sete casos confirmados de pessoas infectadas com o vírus H7N9, embora ainda hoje as autoridades chinesas elevaram este número a 9, sendo três delas vítimas mortais. Hartl deixou claro que até o momento "não há nenhuma evidência" de que tenha havido contágio de pessoa a pessoa, por isso a fonte de infecção deve ser "ambiental".

De fato, não foi possível estabelecer qualquer relação epidemiológica entre as vítimas, já que não se determinou nenhum vínculo entre eles e provêm de uma vasta zona geográfica. Explicou que se sabe que duas das vítimas estiveram em contato com aves e outras duas com porcos, embora não confirmou nem descartou que os suínos fossem a fonte de contágio.

O porta-voz disse que até os contágios humanos desta semana, o H7N9, que leva esse nome técnico devido à estrutura das proteínas de sua superfície, havia sido detectado exclusivamente em aves. Finalmente, Hartl considerou de "moderada a alta" a possibilidade de que apareçam mais infectados, dado o ritmo em que foram aparecendo os casos desde que se lançou o alarme no domingo passado. EFE mh/tr

Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook