quarta-feira, 3 de abril de 2013

Hipertensão causa morte de 9,4 milhões de pessoas anualmente, revela OMS

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/hipertensao-causa-morte-de-94-milhoes-de-pessoas-anualmente-revela-oms-03042013

3/4/2013 às 12h23

 

EFE

Genebra, 3 abr (EFE).- A hipertensão é uma doença crônica que causa a morte de 9,4 milhões de pessoas por ano em todo mundo, além de também estar relacionada com 45% dos ataques de coração e 51% dos derrames cerebrais, alertou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por conta deste fato, a OMS elegeu a hipertensão, ou tensão arterial alta, como tema do próximo Dia Mundial da Saúde, realizado a cada ano no dia 7 de abril para celebrar o aniversário da criação da entidade.

Com intenção de conscientizar as pessoas sobre seus riscos, a agência das Nações Unidas lembrou que, globalmente, as doenças cardiovasculares matam anualmente 17 milhões de pessoas, sendo que 9,4 milhões de mortes estão ligadas diretamente aos problemas de hipertensão.

Segundo os últimos dados da OMS, divulgados ainda em 2008, 40% dos adultos com mais 25 anos no mundo sofriam de hipertensão, ou seja, um bilhão de pessoas, enquanto, em 1980, esta doença afetava 600 milhões de pessoas com mais de 25 anos. Um dos principais problemas que a luta contra hipertensão enfrenta é o fato de que ela afeta especialmente os países de média e baixa renda. De fato, 80% das mortes causadas por doenças cardiovasculares ocorrem nos países em desenvolvimento. Esse fato não está ligado ao fato dos países menos desenvolvidos possuírem populações maiores, mas à fragilidade dos sistemas de saúde.

De acordo com a OMS, a maioria dos casos de hipertensão nos países subdesenvolvidos não é diagnosticado, controlado e nem tratado. Concretamente, o maior índice de casos de hipertensão no mundo é o da região africana, com 46%, enquanto a menor incidência se dá na região das Américas. "Nos países desenvolvidos, os sistema de saúde detectam de forma adiantada a doença e, por isso, tratam com mais agilidade, já que têm meios para isso. No entanto, em lugares da África, não só os sistemas de saúde são frágeis, mas os hábitos culturais também mudaram e para pior", explicou Shanthi Mendis, diretora interina do departamento de Gestão das Doenças Não Transmissíveis da OMS. "Os africanos não fazem tanto exercício como antes e comem muitos alimentos salgados. Os preços das matérias-primas também estão altos, o que dificulta o acesso aos produtos naturais", acrescentou Shanthi.

O consumo de tabaco, o excesso de sal e de açúcar, a falta de exercícios físicos e o colesterol alto são algumas das principais causas diretas da hipertensão. "A detecção precoce da hipertensão e a redução dos riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais geram muito menos custos às pessoas e aos Governos que uma cirurgia de coração e outras intervenções que podem ser necessárias se a tensão arterial não for controlada", concluiu. EFE mh/fk

Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook