sexta-feira, 5 de abril de 2013

Estado registra mais de 4,5 mil casos de dengue em uma semana

 

Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=5779&secao=15

Em Aracruz, o prefeito Marcelo Coelho decretou situação de emergência; no sul do Estado a situação também é grave

Flávia Bernardes

04/04/2013 15:32 - Atualizado em 04/04/2013 17:06

Os registros de casos da dengue no Estado voltaram a subir. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já são 33.529 casos da doença em 2013, 4.582 casos a mais que na última divulgação do boletim epidemiológico, que apontou o registro de 28.947 casos da doença.

O dado é alarmante, segundo os especialistas. Até o último boletim (17 a 23 de março) foram registrados no Estado 775 suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e hemorrágica), já no último boletim (24 a 30 de março), esse número subiu para 849. O número de morte também subiu entre os períodos avaliados, de cinco para sete mortes.

Em Aracruz, no norte do Estado, a situação é tão grave que o prefeito Marcelo Coelho (PDT) decretou situação de emergência na saúde devido ao aumento de casos de dengue. 

Até a última semana foram notificados no município 206 casos, 41 deles foram confirmados. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vicente Penteado Vizioli, o município passou, no início do ano, por problemas em relação aos contratos dos profissionais da saúde que estavam em fase de finalização, além da falta de materiais para a execução de trabalhos voltados para o combate à dengue.

“O Estado e, consequentemente, o município já vive uma epidemia devido ao aumento no número de casos da doença, com relação ao mesmo período dos anos anteriores. É preciso medidas emergenciais para esse controle”, disse Vizioli. Ele explica que os agentes de saúde ambiental estão nas ruas intensificando as ações de conscientização nos domicílios.

De acordo com a prefeitura do município, a cada 100 residências, uma possui o foco da doença. 

No sul do Estado os focos domiciliares também são um problema, sobretudo nos municípios de Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Bom Jesus do Norte, Apiacá e Atílio Vivácqua, onde 80% dos casos notificados foram identificados nos domicílios.

Só até a última semana, estes municípios somaram mais de dois mil registros da doença. 

Na última quinta (28), o deputado estadual Glauber Coelho (PR), que é do sul do Estado, também cobrou ações emergenciais para conter a doença na região.  Segundo ele, a situação destes municípios já pode ser classificada como epidêmica. 

Na região metropolitana, Cariacica registrou entre os dias 03 e 23 de março, 495 casos suspeitos de dengue. Desde o início do ano até agora foram 3,4 mil casos suspeitos no município.

Em Vitória, de janeiro a março, foram registradas 10,9 mil notificações da doença, e 1,9 mil casos confirmados. Na Serra, o número de notificações chegou a 3,8 mil, e em Vila Velha, 2,4 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook