quinta-feira, 4 de abril de 2013

Atividades físicas podem reduzir consumo de medicamentos

 

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/atividades-fisicas-podem-reduzir-consumo-de-medicamentos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=atividades-fisicas-podem-reduzir-consumo-de-medicamentos

4 de abril de 2013

Foto: Chris Schmid/Aurora Open/Corbis

A vida moderna trouxe algumas facilidades: controle remoto, carro, computador, celular… Coisas que não estimulam nos movimentarmos como faziam nossos avós antigamente. Consequência: estamos mais sedentários e propensos a desenvolver sobrepeso, obesidade e doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O ortopedista Paulo Henrique Mulazani, médico do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, destaca que a prática de atividades físicas têm se tornado cada vez mais necessária. “Temos que levar em consideração o tipo de vida que mudou ao longo dos anos. As pessoas estão mais sedentárias e comendo alimentos mais calóricos e a prática de atividade física é uma importante aliada no combate aos problemas de saúde”, reforça.

Como começar? Paulo Henrique explica que isso depende da faixa etária de cada um. “Os mais jovens costumam ter mais facilidade em praticar atividades físicas porque não costumam ter problemas de saúde. Nesse caso, recomendamos que sejam praticados exercícios aeróbicos, que tenham uma movimentação maior – como, por exemplo, natação ou uma corrida. E dependendo da idade do paciente, deve-se associar um pouco de atividades com peso (conhecidas como anaeróbico)”. O ortopedista ressalta a necessidade da avaliação física prévia antes de iniciar o esporte, porque há casos específicos em que algumas atividades físicas não são indicadas ao futuro atleta.

O circuito é uma atividade física que reúne uma frequência aeróbica mais alta com o uso moderado de peso e é uma das grandes dicas para quem quer fazer atividade física. Porém, o ortopedista alerta que é preciso paciência para adquirir o condicionamento físico. “Em alguns casos as pessoas querem começar a atividade física em novembro para estar em forma em dezembro. Isso não é saudável. O segredo da atividade física é um começo modesto, bem planejado e com orientação”, afirma Mulazani.

Para estimular hábitos de vida saudáveis, o Ministério da Saúde criou o Programa Academia da Saúde. O objetivo é criar espaços adequados para a prática de atividade física, orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis, e a prevenção e  redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Aliado na redução de medicamentos – A reeducação alimentar e a prática de atividades físicas não proporcionam só um melhor condicionamento físico. Eles vão além e liberam hormônios que possibilitam, em alguns casos, até parar de usar medicamentos contra ansiedade e depressão. O ortopedista Paulo Henrique Mulazani também destaca os benefícios para hipertensos e diabéticos. “Com uma boa orientação médica os hipertensos, quando fazem atividade física, tendem a reduzir a pressão arterial ao longo do tempo. Nos diabéticos, a perda de peso reduz a resistência periférica à produção de insulina. Ou seja, em alguns casos a atividade física mantém a diabetes sobre controle”, destaca o médico.

Dia Mundial da Saúde – No próximo domingo, 7 de abril será comemorado o Dia Mundial da Saúde. Este o ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é hipertensão arterial. Para evitar a doença é importante diminuir o consumo de sal. Mas tem muita gente que ainda insiste em abusar do produto. Segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome 12 gramas de sal diariamente, sendo que o ideal é consumir cinco gramas por dia, quantidade equivalente a uma colher de café.

A diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que o Dia Mundial da Saúde será fundamental para reforçar a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas e assim, prevenir a hipertensão arterial. “Este ano a nossa intenção foi de chamar para a importância da prevenção da hipertensão arterial, não só passar a mensagem em relação à hipertensão enquanto uma doença crônica, mas como se pode prevenir a doença.”

No dia 7, o Ministério da Saúde, em parceria com as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, vai realizar eventos simultâneos para sensibilizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis.

Ilana Paiva / Blog da Saúde, com informações da Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook