domingo, 9 de junho de 2013

Aleitamento materno beneficia o desenvolvimento do cérebro dos bebês

Bebês amamentados por pelo menos três meses tiveram melhor desempenho em áreas cerebrais ligadas a linguagem e controle motor


Pesquisadores da Brown University, nos EUA, descobriram novas evidências de que o aleitamento materno beneficia o desenvolvimento do cérebro dos bebês.
Imagens de ressonância magnética, tiradas enquanto as crianças estavam dormindo, mostraram que aquelas que foram amamentadas exclusivamente por pelo menos três meses tiveram um maior desenvolvimento em partes importantes do cérebro em comparação com crianças alimentadas com fórmula ou uma combinação de fórmula e leite materno.
O líder da pesquisa Sean Deoni e seus colegas usaram aparelhos de ressonância magnética especiais que visualizaram os cérebros dos bebês enquanto eles dormiam. A técnica de ressonância magnética olhou para a microestrutura da matéria branca do cérebro, o tecido que contém as fibras nervosas longas e ajuda diferentes partes do cérebro a se comunicarem umas com as outras.
Especificamente, a técnica procurou avaliar a quantidades de mielina, material que isola as fibras nervosas e acelera os sinais elétricos enquanto eles circulam no cérebro.
Deoni e seus colegas analisaram 133 crianças em idades que variaram de 10 meses a 4 anos. Todos os bebês tiveram tempo normal de gestação e todos vieram de famílias com condições socioeconômicas semelhantes.
O estudo mostrou que aqueles bebês que foram amamentados por pelo menos três meses tiveram maior desenvolvimento da matéria branca do cérebro. "Estamos descobrindo que a diferença [em crescimento de substância branca] é da ordem de 20 a 30%, comparando as crianças que receberam leite materno e as crianças não amamentadas", afirma Deoni.
Após realizarem um conjunto de testes cognitivos, a equipe notou maior desempenho de linguagem, recepção visual, desempenho e controle motor no grupo amamentado.
Segundo os investigadores, houve um aumento no crescimento do cérebro em bebês que foram amamentados por mais tempo, especialmente em áreas do cérebro ligadas com a função motora.
A equipe acredita que os resultados se somam a um corpo substancial de pesquisa que encontra associações positivas entre amamentação e a saúde do cérebro infantil.
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook